Apresentações de Dança Contemporânea gratuitas rodam o Rio em agosto

A Arena Carioca Dicró, na Penha, é a primeira a receber o espetáculo Katana, no dia 2 de agosto

Por

Em cinco anos de trabalho, a Cia R.E.C. (Reação em Cadeia) reafirma seu lugar no território da dança contemporânea e volta à cena: a partir de 2 de agosto, a R.E.C., dirigida pela coreógrafa Alice Ripoll, inicia itinerância pelas Arenas Cariocas da Prefeitura apresentando Katana, seu mais recente trabalho, já conferido por centenas de espectadores desde sua estreia, em 2012. Katana foi contemplado pelo edital de fomento da prefeitura do Rio de Janeiro para circular pela cidade. Serão 12 apresentações em diversos bairros do rio, sempre com entrada franca. 

Katana é um espetáculo de dança contemporânea que conta com cinco bailarinos homens. A atmosfera é de um espaço compartilhado, onde pouco a pouco vamos conhecendo estes intérpretes personagens de si mesmos, vivendo uma aventura que pode ser compreendida como uma ficção ou como a vida, apresentada através de solos, duos e coreografias envolvendo o grupo todo. Nas cenas em grupo exploramos uma movimentação inspirada em lutas, games  e quadrinhos, transitando entre a ironia e o lirismo.

 Já nas coreografias individuais, investigamos uma presença cênica e uma movimentação que constrói personagens, ou “tipos”, ora caricaturais como os super heróis, ora extremamente reais, com suas fragilidades e sutilezas. Através da dança são expressas forças como a paranóia, a sensualidade, o controle da mente, a ansiedade e a cumplicidade. Lá podemos ver as batalhas, reconhecer poderes escondidos, saber o que enfraquece, o que fortalece, como uma metáfora dos desejos e batalhas de cada um.

 Criado em co-produção com o Festival Panorama 2012, Katana foi apresentado nos Teatros Gláucio Gill (em sua estreia no festival carioca, em 2012), Cacilda Becker, Centro Coreográfico e Galpão Gamboa, no Rio de Janeiro, em 2013. Em 2014, foi apresentado na Lona Cultural da Maré (RJ). Trata-se do segundo espetáculo da Cia R.E.C., que foi criada em 2009 e conta com a diretora Alice Ripoll e com cinco bailarinos, que se conheceram através de aulas de dança na ONG PróSaber. Após a saída da ONG, em 2009, nos firmamos como uma companhia independente, com a criação do espetáculo Cornaca, que também estreou no Festival Panorama, e foi contemplado por editais de circulação da cidade e do estado do Rio de Janeiro (F.A.D.A e Circuito das Artas).

Confira todos os horários e locais do espetáculo

Arena Carioca Dicró  

Dias: 02,03, 09 e 10 de agosto

Horário: 16h

Endereço: Parque Ari Barroso s/n - Penha. Tel: (21) 2886-3889