Orquestra Popular Marafreboi toca no Rio pela primeira vez 

Shows serão gratuitos e haverá oficinas de percussão para crianças

Por

Fundada em Brasília, a Orquestra Popular Marafreboi (www.orquestramarafreboi.com.br) vai sair pela primeira vez em turnê nacional. O Rio de Janeiro será a primeira cidade a ouvir o frevo, o maracatu e o bumba meu boi desenhados pelos sopros dos 18 músicos e pelas danças típicas de 5 bailarinos da orquestra, que se apresentará em Recife e São Paulo na sequência. Ao todo, serão nove shows gratuitos, três em cada praça. No Rio, eles farão shows na Sala Funarte Sidney Miller (em 8 de novembro) e na Feira de São Cristóvão (nos dias 9 e 10 do mesmo mês). 

“Pensando em deixar um pouco da sua música nos lugares contemplados pelo projeto, os músicos da Marafreboi vão realizar oficinas de percussão para crianças em situação de vulnerabilidade social, através de parcerias firmada com escolas públicas e pontos de cultura”, afirma Edna Ellen, sócia da produtora Beco da Coruja, também de Brasília. Para não dizer que a entrada dos espetáculos será totalmente grátis, a Orquestra sugere que o público leve 1 quilo de alimento não perecível a fim de doar a uma instituição de caridade local. O patrocínio é do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF). 

O repertório combina frevo de rua, maracatu, catira, bumba meu boi, coco, xaxado, cavalo marinho, choro, tambor de criola, samba pisado e ciranda, entre outros gêneros festivos. No roteiro, “Verde mar de navegar” (Capiba), “Lágrimas de clarinete” (Lourival Oliveira), “Nino o pernambuquinho” (Maestro Duda), “Dois pífanos” (Ademir Araújo), “Carabina” (Luiz Bandeira), “Sertão formiga” e “Olha o Matheus”, ambas do maestro Fabiano Medeiros, pernambucano radicado em Brasília e fundador da Marafreboi. 

Um pouco de história

Formada por um grupo de 18 músicos profissionais com origens em diversos Estados do Brasil, (Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal), a Orquestra Popular Marafreboi surgiu na cena musical de Brasília, onde todos estão radicados há mais de 15 anos, a partir do desejo de fazer um trabalho de pesquisa, resgate e preservação do acervo da música popular brasileira. Em paralelo, desenvolvem a veia autoral dos músicos e valorizam os compositores de Brasília. 

Já fizeram a abertura de shows de Geraldo Azevedo, Carlinhos Brown e Antonio Nobrega e acompanharam artistas como Claudionor Germano, Getúlio Cavalcante, Nonô Germano e Quarteto Novo. Além disso, a Orquestra Marafreboi contribui ativamente com os blocos carnavalescos do Planalto Central, os famosos Suvaco da Asa, Cafuçu do Cerrado e Virgens da Asa Norte. 

A Orquestra Marafreboi é formada por Laudemar de Souza, José Everinaldo e Valmir Ferreira (nos trombones), Marcos Nunes, Amilton Teixeira e Antônio Benedito (nos trompetes), Josael Albertino e Robson Machado (nos saxes altos), Aluísio Francisco e Ronaldo José (nos saxes tenores), Claudemir da Silva, Biroaldo Medeiros e Josildo da Silva (nas percussões), Jorge Raposo (na guitarra) e Renê César (no baixo elétrico). Os bailarinos são Ana Arruda, Edilson da Silva, Valéria Santos, Érico Vinícius e Natássia Brito e o maestro, Fabiano Medeiros. 

>> 8 de novembro, às 18h30

Sala Funarte Sidney Miller (Rua da Imprensa, 16, no térreo do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio. Informações (21) 2279.8087)

Entrada franca 

>> 9 e 10 de novembro, às 16h

Feira de São Cristóvão (Rua Campo de São Cristóvão, em São Cristóvão. Informações: 2580.5335)

Entrada franca