Sundance anuncia filmes da competição

Por Myrna Silveira Brandão para o Jornal do Brasil

O Festival de Sundance – que acontece de 17 a 27 de janeiro próximo em Park City (Utah, EUA) – anunciou os filmes das mostras competitivas de sua edição 2013.

Criado pelo ator e diretor Robert Redford para apoiar o cinema independente, o festival é a maior vitrine desse cinema em todo o mundo.

No anúncio da programação, Redford destacou o espírito que norteia o evento, desde sua criação.

“Todo grande filme começa com uma ideia e é um legado para que os diretores continuem encontrando novas histórias, novos pontos de vista e novas maneiras de dividi-los. Nós aguardamos a voz desses artistas não apenas através de suas palavras e imagens na tela, mas também através do diálogo maior que eles criam com as audiências no nosso festival e além dele”, afirmou o guru maior dos indies.

Foram selecionados 16 filmes para as mostras competitivas americanas de drama e documentário e 12 títulos para Cinema Mundial e Documentário Mundial. Na competição dramática americana, a mais importante do Sundance, há muitos nomes desconhecidos, mas alguns diretores estão retornando ao festival. Entre eles, James Ponsoldt (Smashed, 2012), com The Spectacular Now; Lynn Shelton (Humpday 2009), com Touchy Feely; Cherien Dabis (Amreeka, 2009), com May in the Summer; e Shane Carruth (Primer, 2004) com Upstream Color.

Daniel Radcliffe é um dos famosos no elenco de Kill your darlings, de John Krokidas. Numa seleção bastante diversificada com títulos vindos da Europa e Ásia, a representação latina na Cinema Mundial os únicos representantes são do Chile com The Future, de Alicia Scherson (co-produção com Alemanha, Itália e Espanha); e Crystal Fairy, de Sebastián Silva, que também será o filme de abertura da Mostra.

John Cooper, diretor do festival, afirmou que o interesse pelo filme independente continua a crescer. “Os filmes – tanto os documentários quanto os ficcionais – selecionados para 2013 trazem um imediatismo e uma coragem especial, nos mostrando que o cinema independente continua vibrante, criativo e relevante como sempre. Os cineastas estão contando histórias cruas e poderosas que certamente criarão nova energia nas audiências e comunidades”, disse Cooper, que está no seu quarto ano à frente do evento.

De 4.044 longas submetidos, foram selecionados 113, incluindo 98 estreias mundiais e 51 filmes de diretores estreantes.