'Insensato': Thiago Martins se despede do vilão Vinicius e fala de homofobia
Um 'playboy' da Zona Sul que faz pressão para fazer sexo com a namorada e a engravida, grava um vídeo íntimo dela com o ex e ainda comete o assassinato de um rapaz homossexual. Vinicius, o personagem interpretado por Thiago Martins, não se parece em nada com o ator e cantor que mantém a humildade, é contra qualquer tipo de preconceito, e não deixa que o dinheiro "suba a cabeça".
>> 'Insensato Coração': torcida por Léo ganha força no Twitter
Em entrevista ao Jornal do Brasil, às vésperas de completar 23 anos e marcar um de seus papéis de maior sucesso nas telinhas, em Insensato Coração, Thiago conversou um pouco sobre homofobia, a receptividade do público e seus planos para quando a novela acabar - nesta sexta-feira (19).
No início deste mês, foi ao ar a cena em que Vinicius (Thiago) agredia Gilvan (Miguel Roncato) até matá-lo. O personagem e seu grupo de amigos homofóbicos já havia comprado briga com Chicão (Wendell Bendelack), também homossexual na trama. Na cena da morte de Gilvan, os amigos de Vinicius fogem e ele fica sozinho até perceber que matou o rapaz.
- O dia da gravação da morte do Gilvan foi pesado. Fiquei muito mal e totalmente sem energia. Mas acredito que abordando o tema homofobia dessa forma mais aberta pode ser mais fácil combatê-la.
A reação do público, principalmente depois da cena do assassinato, parece mostrar que Thiago está certo.
- As pessoas odeiam o Vinicius. Já quiseram até me agredir na rua.
Na trama, este não foi o primeiro crime do personagem. Para acabar com o relacionamento de Cecilia (Giovanna Lanzelloti) e Rafa (Jonatas Faro), Vinicius gravou um vídeo dos dois fazendo sexo e publicou na internet. Depois de conseguir acabar com o namoro dos dois, forçou a menina a ter relações com ele e ainda a engravidou. Em cena que foi ao ar nesta segunda-feira (15), o personagem acrescentou mais uma atitude irresponsável a sua lista: agrediu a ex-namorada e ela perdeu o filho que esperava dele.
Polêmico, o personagem fez sucesso, mais um para a lista de duas peças, oito filmes e nove trabalhos na televisão que o ator tem em seu currículo, com destaque para a participação nas telonas em Cidade de Deus, em 2002, e Era uma vez, em 2008. Mesmo com o estouro, Thiago prefere manter a humildade e continuar morando em um dos seus lugares preferidos do Rio: o Vidigal. A carreira de ator começou na comunidade, palco de um dos mais conhecidos grupos de teatro, o Nós do Morro.
- Eu acho que a minha carreira pode servir de estímulo para o pessoal do Nós do Morro e da comunidade em geral. Existem muitas pessoas talentosas no grupo e espero que eles também tenham a oportunidade e a sorte que tive.
O ator acredita que a família seja a "base de tudo". Para ele, no caso de Vinicius, suas atitudes não foram carência de apoio familiar, mas de bondade.
- O Vinicius é mau por natureza. Acho que existem uns como ele e outros que não tiveram instrução em casa.
Além de atuar, Thiago canta na banda Trio Ternura, sonha com uma carreira internacional no cinema e vai emendar a novela com a peça O grande amor da minha vida, ao lado da atriz Paloma Bernardi.
Apuração: Julia Moura
