Kristen Stewart e Taylor Lautner lançam 'Lua nova' no Brasil

Por

Bráulio Lorentz*, Jornal do Brasil

SÃO PAULO - O enredo da saga de filmes e livros da franquia Crepúsculo cabe em poucas linhas. Uma moça comum (Kristen Stewart, de O quarto do pânico) arrasta a asinha para dois rapazes. O que complica é o fato de um ser um lobisomem (Taylor Lautner) e o outro um vampiro (Robert Pattinson). Com mais de 2 milhões de cópias espalhadas pelas livrarias brasileiras, a série de quatro romances escritos pela americana Stephenie Meyer ganha mais uma vez as salas de cinema: Lua nova, continuação de Crepúsculo (2008), chega aos cinemas no dia 20.

No primeiro, há o casal formado por Bella (Kristen) e Edward (Pattinson). Jacob (Lautner) e Bella desenvolvem a relação no segundo. Eclipse é sobre o triângulo amoroso resume Lautner, em entrevista coletiva realizada ontem, num hotel em São Paulo.

Dentre as dezenas de adolescentes que se aglomeraram nos arredores, um garoto chegou a oferecer R$ 500 para que o segurança o deixasse passar. Enquanto os atores divulgam a segunda parte da saga, muito já se fala das filmagens do terceiro capítulo, que começaram em agosto. O longa tem a estreia prevista para junho de 2010. Também presente no encontro com jornalistas brasileiros, Kristen confirmada como protagonista de The runaways, a cinebiografia da cantora Joan Jett é menos falante que seu colega. E um tanto mais sincera. Ao serem perguntados se leram os livros que fizeram com que passassem a estampar tantas capas de caderno e de fichários pelo mundo, Edward rebate com um É lógico e um sorriso (eles são constantes). A garota entrega mais o jogo.

Por mais estranho que possa parecer, não ia a esta seção da livraria: nem sabia que existiam os livros da série Crepúsculo revela Kristen. Gostei do roteiro, era bom. Mas ele é só um esboço do que é o livro. Antes de filmar as cenas sempre lemos os trechos das obras originais. O primeiro filme é uma descoberta. Este novo é mais reflexivo, mais vívido. Tudo é maior. No segundo, eles estão mais maduros, as questões estão mais complexas e filosóficas.

Afinal, quem é o par mais adequado para a certinha Isabella Swan?

No papel, Jacob é o cara perfeito. Mas as meninas, infelizmente, não tomam sempre as melhores decisões... Acho que Jacob é só o melhor amigo dela, e eles às vezes se confundem um pouco responde de pronto a atriz.

Hoje festejado por fãs garotas em idade escolar, sobretudo Lautner ficou por um tempo fora dos planos para o segundo longa. O nome do ator não estava confirmado para Lua nova assim que foram confirmadas as filmagens.

Na cabeça de todo mundo, do elenco e do diretor, Taylor era a melhor pessoa para o papel desconversa Kristen. Estávamos torcendo por ele. Algumas publicações afirmaram algo como ele teve que lutar pelo papel , mas não foi assim.

Lautner, que teve que ganhar em massa muscular para viver a nova fase de seu personagem, dá sua versão dos fatos.

Não vou ter a oportunidade de fazer outro lobisomem. Então, estou me divertindo conta o ator. Antes de me escolher, esperaram para definir o diretor. Tentei me concentrar e ficar mental e fisicamente preparado para o papel. Houve muito trabalho. No dia seguinte ao fim das filmagens de Crepúsculo, comecei a me exercitar. Acho que deu certo.

Se antes a direção ficava por conta da pouco experiente Catherine Hardwicke (diretora e roteirista de Aos treze), agora quem comanda é o diretor Chris Weitz (A bússula de ouro e Um grande garoto).

Você se sente tranquilo para tentar tudo. Chris não esquece que muita gente conhece os livros, mas mesmo assim nos deixa livres para criar nossos próprios personagens explica Kristen Stewart.

*Especial para o Jornal do Brasil