"Descolados" aborda dilemas da vida adulta na MTV

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Monique Cardoso, Jornal do Brasil

RIO - O ritual de passagem da adolescência para a vida adulta há muito não é pautado pela simples chegada da maioridade. Os conflitos vividos nesta época chegam de maneira diferente para cada um e é este turbilhão de emoções que norteia Descolados, a primeira imersão mais profunda na dramaturgia que a MTV exibe, a partir desta terça-feira, às 23h30 (sempre às terças). O mote escolhido para definir esse momento dos três personagens centrais é a saída da casa dos pais. O seriado, realizado pela produtora Mixer em 13 capítulos, é também o primeiro produto da emissora custeado por recursos incentivados pela Lei Rouanet.

Já tinha deixado escapar aqui e ali que estava procurando um bom roteiro de série de ficção conta a diretora de programação da MTV, Cris Lobo. Tivemos experiências como o Família, os desenhos animados, mas acho que dramaturgia precisa de mais tempo para maturar e por isso achamos bom ter um parceiro na área.

Criada por Luca Paiva Melo, com auxílio do roteirista Rodrigo Castilho, Descolados começa quando o colo que abriga Lud, Teco e Felipe acaba. A primeira promete deixar o ninho assim que conseguir um diploma para dar de presente aos pais. Felipe sai cedo de sua pequena cidade para trabalhar como modelo e troca o aconchego da mãe pelo da namorada, queimando uma etapa intermediária mas fundamental. Teco ensaia uma independência quando decide passar um tempo em Londres mas é mandado de volta pela imigração. Os três se cruzam numa noite trágica e julgam que uma amizade nascida exatamente quando eles mais buscam amparo só pode dar certo.

Queríamos muito falar sobre esse primeiro quebra-molas da vida adulta. É nessa transição que nos damos conta que as consequências de nossos atos passam a recair integralmente sobre nós mesmos reflete Melo.

A Mixer, que já produz programas de sucesso como Mothern, indicada ao Emmy, e que tem 47 prêmios em Cannes na estante, comprou a ideia da dupla. A procura pela MTV foi uma consequência natural, já que o canal tem uma conexão íntima com o público alvo. Tanto os personagens como a trama não poderiam tratar o jovem de maneira estereotipada.

Trabalhar com produtoras independentes sempre traz um ar novo, novas ideias para dentro da emissora comenta Chris. O seriado, porém, precisava entrar em nossa grade de maneira orgânica, ter a nossa cara. Interferimos bem pouco, mas em pontos-chave, como a abertura e, claro, a trilha sonora. Fizemos questão que tivesse bandas novas.

Ter rostos desconhecidos também foi determinante para que a MTV comprasse a ideia. Renata Gaspar (Lud), Marcelo Lourençon (Felipe) e o Thiago Pinheiro (Teco) fizeram testes ao lado de centenas de outros jovens. A compreensão rápida e profunda da jornada dos personagens proposta pelo roteiro e as contribuições pessoais que levaram para para as histórias ajudaram na conquista do papel.

Chegamos à conclusão de que Descolados poderia ser uma plataforma de lançamento para novos talentos em diversas frentes: novos roteiristas, novos diretores de cena, bandas e, também, atores pouco conhecidos do público de TV resume o roteirista Rodrigo Castilho.

O uso de verbas vindas de incentivo fiscal para desenvolvimento de programas de TV é coisa recente, foi criado há apenas um ano o o Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão.

Em vários países a produção para a TV tem o mesmo status de bem cultural da produção para o cinema defende Tiago Gomes de Mello, produtor executivo da Mixer. Acredito que o uso das leis de incentivo pode ser o início de uma TV brasileira com mais conteúdo independente como é o modelo dos principais mercados mundiais.