Beto Lee ganha reality show e se firma como apresentador de TV
Braulio Lorentz, Jornal do Brasil
RIO - Membro da banda da mãe, Rita lee, o guitarrista Beto Lee consegue manter a própria carreira intacta. Nesta década, porém, o músico de 32 anos se dedicou a apenas um disco solo (Todo mundo é igual, de 2002) e a nada menos do que três programas de TV, incluindo o reality show Geleia do rock. A gincana roqueira começa a ser exibida no Multishow em setembro.
Não estou ali para falar de tratamento capilar. Falo do que gosto, vou no automático explica o guitarrista.
A geleia do nome do programa faz referência às improvisadas jam sessions, valorizadas no universo roqueiro. Músicos sem muita experiência têm a chance de tocar com grandes nomes. Produzido pela Conspiração, o reality show segue um grupo de 12 músicos em provas. Nesses percalços há desde etapas práticas a jogo de perguntas e respostas sobre a história do gênero musical. A partir do quinto episódio, começam as eliminações. No final, sobram oito participantes que formam duas bandas. A que tiver as melhores performances vence o programa. Como prêmio, o Multishow vai produzir e exibir um show dos ganhadores na TV.
O barato é não ter a banda pronta. O objetivo é fazer uma banda, não é uma coisa pré-estabelecida. Tem que usar o bom senso opina Lee.
O Geleia do rock marca o início da parceria entre o Multishow e o MySpace, site que tem mais de 170 mil bandas cadastradas e passou a ser um verdadeiro catálogo online de novidades e velharias musicais.
Não vejo qual o barato de Orkut e Twitter, mas no Myspace encontro muitas coisas compara o apresentador. Tem muita gente que conheci lá. Tem um gaitista bacana, Leandro Ferrari, de Minas Gerais. E o Haxixins, banda paulista que toca rock psicodélico.
Entre uma busca e outra no MySpace, ele conta como escolhe os afazeres com os quais preenche os espaços de sua agenda.
Nunca perdi compromissos, sou o maior CDF que conheço. Parar de tocar, não vou garante.
A estreia de Beto Lee como apresentador também foi no Multishow, onde, no fim de 2007, comandou Que rock é esse?. Depois migrou para a PlayTV (canal 86 da Sky). Estava no Combo: fala + joga desde março deste ano. Disputava partidas de videogame com convidados enquanto os entrevistava.
O tempo que fiquei no Combo foi maravilhoso. Quero captar experiências. Fiz amizades com muita gente conta o guitarrista.
Na primeira vez que colocou sua desenvoltura à prova, recebeu conselhos de seu primeiro diretor. Rodrigo Carelli hoje dirige A fazenda, reality show da Rede Record.
Consigo suportar me ver no vídeo confessa. Sempre tento corrigir alguma mania ou esquisitice. O Rodrigo Carelli me corrigiu bastante. Falou da minha postura. Aquelas coisas que você não saca. Estou aprendendo bastante a me comportar naquele ambiente.
Gerente de produção artística do Multishow, Christian Machado explica a volta de Lee.
O Beto traduz a atitude do canal atesta Machado. Todas as experiências que tivemos com ele foram felizes. Foi assim no (festival gaúcho) Planeta Atlântida. A princípio ele apresentaria só na internet. Ficou tão bom que colocamos no ar.
O guitarrista revela qual o perfil de músicos que o programa busca. E surpreende ao afirmar que não procura pessoas que necessariamente queiram ser profissionais.
Tem que gostar de tocar. Antes de ser um trabalho, tocar é se divertir aconselha o guitarrista. Se não houver o fator diversão na parada, esqueça. Escolha outra coisa.
Ao comentar sua carreira como apresentador, que aos poucos se consolida, lembra do fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo.
Fui mordido e gostei diverte-se. Agora todo mundo pode ser jornalista. O importante é se informar. Tento fazer isso da melhor maneira. A busca pela informação tem que existir. Não só do meu universo, mas de todos.
Quando se lembra dos tempos em que era um garoto andando pelo ambiente de trabalho dos pais, surge a pergunta: Rita Lee e Roberto de Carvalho aprovam essa guinada?
Eles acham normal, não ficam como pai de miss... Eles assistiram alguns programas e falam seja você mesmo, não tente ser um personagem . Não precisa de muita cerimônia.
