Mistura de visuais femininos e masculinos marca o Fashion Rio 2009
Iesa Rodrigues, JB Online
RIO - O encontro da moda feminina e masculina dá o tom da edição de inverno 2009 do Fashion Rio, que começa amanhã. Até a próxima sexta-feira, dia 16, desfilam cerca de 40 coleções para os dois gêneros, além da única infantil, a Lilica Ripilica, que abre o evento a partir das 17h, seguida pela Santa Ephigênia e por Walter Rodrigues.
Aumenta a oferta de moda para os homens. O capixaba Ivan Aguilar lembra do perfume de chocolate da sua infância, quando era vizinho da Garoto, em Vitória: traz tons de marrom, vermelho e vinho em estampas tipo Liberty ou xadrezes. Os ternos são brilhantes como papel de bombom, feitos em shantung e tafetá. Há casacos decorados com peles de coelho e cardigãs de tricô, ajustados e longos. A Redley, que se apresenta na Floresta da Tijuca, e a Ausländer, estreante no evento, misturam peças femininas e masculinas, assim como a TNG, que vem com macacões e ternos com bolsos-canguru, além de jeans de todos os jeitos claro, escuro, amassado, macio ou bruto. Talvez a platéia preste pouca atenção a estes detalhes, já que, na passarela, quem abre e fecha o desfile é Cauã Raymond, justamente na semana em que acaba a novela A favorita, na qual interpreta o personagem Harley.
Antes das passarelas das marcas famosas, a entrada no complexo do Fashion Rio vai realçar a importância do Fashion Business, o ponto de venda, de encontro e de descoberta de novos criadores. O próprio acesso à Marina será pelo Business, onde mais de 100 expositores vão mostrar coleções em show rooms a partir de terça-feira, dia 13. Entre os destaques, o jeans dândi da Equatore, os shorts de alfaiataria da Jolie Jolie, a inteligência das apostas da Lucidez, que tem experiência de participação em feiras internacionais. A esperança em um inverno com frio europeu se expressa mais em cores escuras do que em tecidos pesados. Por exemplo, a Vivaz, de Belo Horizonte, criou vestidos pretos, de alças finas e adereços de correntes prateadas. Mas o look ganhou uma touca de pele como acessório, um cachorrinho branco tipo São Bernardo, e neve caindo ao redor.
Fora da Marina da Glória, a estilista Bianca Graham vai apresentar suas propostas masculinas em linhos e outros tecidos naturais, um estilo muito especial, a ser visto no ateliê próximo à Praça 15. E o final do Fashion Rio terá a apoteose dos shows de Beto Neves, que mostra na grife Complexo B mais uma interpretação de Jorge. Desta vez, a referência não é o santo de sua devoção, mas três Jorges, três malandros modernos e cariocas, freqüentadores da Lapa.
