Obras desconhecidas de Chagall vão à leilão em Londres
JB Online
LONDRES - Obras ainda inéditas do artista francês Marc Chagall (1887-1985) vão ser colocadas à venda em Londres, na casa de leilões Bloomsbury, a partir do dia 29. São desenhos e aquarelas que faziam parte de uma coleção particular. O material inclui 43 livros que Chagall ilustrou, assim como esboços em pastel, aquerela e tinta.
Algumas peças possuem dedicatórias aos amigos Alfred e Irmgad Neuman. Os dois eram vizinhos do artista em Saint-Paul de Vence, no sul da França. Sempre que Irmgad se deparava com uma monografia sobre Chagall, a levava para que o vizinho fizesse um desenho no exemplar.
O lance inicial dos livros será algo em torno de 760 e 22.800 dólares. Antes do leilão as obras ficarão expostas na Feira de Arte de Islington, em Londres.
Alfred Neuman tinha acesso ao lugar de trabalho de Chagall e, entre os anos de 1974 e 1984, produziu fotos em preto e branco do artista trabalhando, rindo, conversando e bebendo chá. Os negativos e as fotos também serão colocados à venda, com um preço de partirda de até seis mil dólares.
