Desenho da MTV, 'Fudêncio e seus amigos' é lançado em DVD

Por

Braulio Lorentz, Jornal do Brasil

RIO - Ele tem tachinhas na cabeça, meio metro de altura, cara de mau e não precisou falar muito ( mi é a única sílaba por ele emitida) para conquistar a audiência da MTV Brasil.

O bonequinho de plástico Fudêncio saiu das mãos de João Gordo, que o tinha como mascote em seu extinto programa Garganta e torcicolo, entre 1997 e 1998, direto para o primeiro desenho animado da emissora a sair em DVD.

Produzido pela Drogaria de Desenhos Animados (departamento de animação do canal), Fudêncio e seus amigos começou a ser exibido há dois anos e divide público com os VJs Marcos Mion e Gordo. Gerente de produção do programa, Cacá Marcondes justifica o destaque que o pequeno homem de borracha ganhou nas mãos dos animadores Thiago Martins e Pavão.

As pessoas gostam do personagem. Ele tem carisma reconhece.

Em relação ao nosso primeiro desenho, a Megaliga de VJs Paladinos, Fudêncio é um passo à frente em roteiro e criação. Nossa capacidade não permite a produção do quanto a gente gostaria. Decidimos nos apoiar num único título. A Megaliga só era boa para marketing.

Quinta leva já está no ar

A primeira temporada é disponível em dois volumes em DVD. A quinta leva de episódios é veiculada de terça a sábado na MTV, com horários que variam entre 23h e meia-noite. Os roteiros são assinados por Flavia Baggio, que já dirigiu o programa Top top e hoje comanda o Lavanderia, apresentado por Penélope Nova.

Fizeram um concurso para roteiros da Megaliga e resolvi participar. Gostaram do meu lembra a roteirista.

Antes tinha pouca experiência com desenho: via mais Simpsons e South Park. Comecei a ver outros por causa do trabalho.

A diretora e roteirista descreve o produto que ajudou a conceber:

É uma coisa meio Charlie Brown. Um personagem só se dá bem e o outro só se f... É um mundinho meio Snoopy com South Park, e um tom anti-herói. Os personagens não têm escrúpulos. É como um anti-Snoopy.

Flavia, que, além dos roteiros dubla a mal-humorada Funéria, faz uma ressalva:

Muita gente fala que o filho de 6 anos ama o Fudêncio. Não pode, gente (a classificação indicativa da série é de 14).

Segundo personagem de maior destaque na trama, que se passa na escola José Mojica Marins (homenagem ao cineasta criador do abominável Zé do Caixão), Funéria não exibe todos seus dotes nos dois DVDs recém-lançados.

Nas temporadas seguintes, a garota de cabelos tingidos, olhos avermelhados e cigarro na mão ganhou um talk-show em que entrevista gente de carne e osso.

Aconteceu de estarmos sobrecarregados de trabalho e termos essa idéia recorda.

É muito mais fácil de fazer, porque rola na hora. É de improviso. É tudo uma grande zoeira. O próprio entrevistado entra na onda.

Palavrões de Mallu Magalhães

O primeiro convidado foi Supla e depois foi chamado Lucas Silveira, vocalista e guitarrista do Fresno. Depois vieram Cachorro Grande e Mallu Magalhães.

Ela ficou preocupada porque tinha falado muitos palavrões. Pediu que editássemos revela.

O que mais me satisfaz é escrever um episódio com uma historinha complexa.

Na cola de Fudêncio, as outras séries animadas do canal podem ganhar edição em DVD. Além da Megaliga, já foram criadas Rockstar ghost e The Jorges. A primeira traz como personagem principal o cantor Nasi, que é um caçador de fantasmas com objetivo de capturar celebridades musicais já mortas.

O segundo conta a história de uma banda fictícia que faz de tudo para tentar ser famosa. Jimmy London, vocalista da banda Matanza, é o autor das canções do grupo e dubla o líder do combo, que se chama Fornalha.