Mais histórias dos personagens Calvin e Haroldo publicadas no Brasil

Por

JB Online

RIO - Mais histórias dos personagens Calvin e Haroldo acabam de ser publicadas no Brasil, em Criaturas bizarras de Outro Planeta!. Criada em 1985, a tirinha foi publicada diariamente, durante dez anos, em mais de 2.400 jornais ao redor do mundo. Os álbuns publicados por Bill Watterson, criador da dupla, venderam mais de 30 milhões de cópias. A série ganhou duas vezes o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA, em 1986 e 1988.

Em inglês a série é chamada de Calvin & Hobbes, em alusão ao teólogo protestante francês Jean Calvin e ao filósofo inglês Thomas Hobbes. A tirinha conta as aventuras de Calvin, um garoto de seis anos de idade e de seu amigo imaginário, o tigre Haroldo (um bichinho de pelúcia que, na ausência de adultos ganha vida).

Inspirado no trabalho de Charles Schulz (autor de Snoopy), Waterson criou um garoto com uma imaginação invejável e com disposição interminável as travessuras. Porém, além de atirar bolas de neve na vizinha Sally e vender o planeta Terra para extraterrestres, Calvin é um alter-ego de Waterson, sempre questionando os valores da sociedade desde preocupações ambientais à questionamentos éticos. Calvin e Haroldo cunharam centenas de frases clássicas como: "Faça o que tem que fazer e deixe os outros discutirem se é certo ou não".

Um dos fatos mais emblemáticos a respeito de Calvin e Haroldo é que a tirinha não gerou nenhum tipo de merchandising oficial nada de lancheiras, bonecos, decalques ou outras bugigangas.

- Na verdade, no começo da série, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que pensei em criar parecia violar o espírito da tirinha, contradizendo a sua mensagem, e me afastando do trabalho que eu amava - explica Bill Waterson.