Camerata formada por jovens carentes toca Tom Jobim no Japão

Por

JB Online

RIO - Em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, a Camerata Vale Música, comandada pelo maestro e pianista Marcelo Bratke e formada por jovens de baixa renda do Espírito Santo, foi convidada para dar dois concertos no Japão, nos dias 6 e 7 de novembro. No repertório, clássicos de Tom Jobim e Villa-Lobos. As apresnetações tem participação especial da cantora Fernanda Takai, do Pato Fu, que recenetemente lançou CD em homenagem à Nara Leão.

Os espetáculos, batizados como The Villa-Lobos Event from Classical Music to Bossa Nova marcam a estréia internacional da Camerata Vale Música, projeto da Fundação Vale. Bratke, recentemente aclamado pelo jornal The New York Times por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall, em Nova York, é o idealizador da iniciativa.

Durante a excursão japonesa, que passa por Tóquio e Nagoya, será lançado o DVD Alma Brasileira , que mostra o concerto de encerramento da turnê nacional da orquestra, realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em abril deste ano, e também um documentário que conta a história da formação da Camerata.

A formação instrumental da Camerata, com 13 integrantes, traz, além de instrumentos sinfônicos tradicionais, instrumentos de percussão popular de diferentes regiões do Brasil.