NX Zero é o grande vencedor do VMB 2008
Rodrigo Ortega, especial para o JB Online, JB Online
SÃO PAULO - "Emo é o caralho!. Foi assim que o NX Zero, grande vencedor do VMB, premiação anual da MTV Brasil, agradeceu pela escolha da banda como Artista do Ano. Eles também ganharam os prêmios de Melhor Clipe e Hit do Ano, com Pela última vez. O desabafo foi um sintoma da consagração de uma nova geração musical, influenciada pelo emocore, que se libertou definitivamente do estilo e partiu para uma sonoridade mais pop. Os mineiros do Strike e os norte-americanos do Paramore, outros representantes desta geração, também saíram premiados - Revelação e Artista Internacional, respectivamente.
- D2, O Rappa e outras bandas já tiveram os seus momentos. Agora chegou a nossa vez - afirmou o vocalista do NX Zero, Di Ferrero, nos bastidores, ainda com a estatueta em forma de cachorro da MTV nas mãos. Este momento não está sendo tão passageiro quanto muita gente apostou - este é o segundo ano seguido que os paulistas do NX Zero ganham o maior número de prêmios no VMB.
Outro sinal de que o gosto de "emo diluído" marcou o VMB 2008 foi a apresentação do Fresno, um dos grupos brasileiros mais associados com o estilo, que está apostando em sonoridades mais variadas. Eles tocaram ao vivo na cerimônia com os sertanejos Chitãozinho e Xororó, com os quais também gravaram um especial para a emissora.
Entre os artistas que "já tiveram seu momento", segundo Di Ferrero, podemos incluir a roqueira Pitty. Ela levou a estatueta canina de Melhor Show, mas perdeu em outras duas categorias e, pela primeira vez, nâo foi incluída na Banda dos Sonhos, prêmio que elenca os melhores músicos de cada especialidade (dessa vez o grupo foi formado por Joâo Barone e Bi Ribeiro, dos Paralamas do Sucesso, Chimbinha, do Calypso, e Marcelo D2).
Espontaneidade (mal) planlejada
A interferência do público, via internet, no roteiro do programa, apresentado pelo VJ Marcos Mion, foi a grande novidade anunciada pela MTV neste ano. A emissora pretendia criar um clima de democracia e espontaneidade, mas a idéia não funcionou em alguns momentos, como na alteração deliberada do resultado da primeira votação do público e no delay no som que deixou claro que os ingleses do Bloc Party (uma das atrações interncionais, ao lado do cantor Ben Harper) faziam playback.
Em compensação, as improvisações do comediante e apresentador Marcelo Adnet, fechando cada bloco do programa, deram o tom espontâneo esperado ao evento. Outra atração que quebrou a formalidade foi o grupo curitibano Bonde do Rolê. Eles fizeram uma apresentação caótica, com todos os integrantes gritando e correndo pelo palco, e coroaram a participação subindo ao palco no momento da premiação final do NxZero dizendo: "Esse prêmio é nosso!". Por essa a MTV não esperava (mas ao mesmo tempo ansiava).
Veja a lista dos vencedores:
Artista do ano: NX Zero
Melhor artista internacional: Paramore
Artista revelação: Strike
Aposta MTV: Garotas Suecas
Hit do ano: NX Zero, Pela última vez
Show do ano: Pitty
Melhor videoclipe: NX Zero, Pela última vez
Webhit do ano: Dança do quadrado
