Após 20 anos, músico Mú Chebabi se desliga do Casseta & Planeta

Por

Luisa Girão, JB Online

RIO - Você conhece esses refrãos: Mãe é mãe, paca é paca!, ou eu tô tristão, tô sofrendo pra c***, ou ainda Hoje eu quero sair só...?

É provável que sim, mas o que você talvez não saiba é que quem as escreveu foi o músico, produtor e compositor Mú Chebabi. O parceiro de artistas como Lenine encerrou 20 anos de parceria com o pessoal do Casseta & Planeta e está investindo pesado na sua carreira solo. Ele faz show nesta e na próxima quinta-feira, no Parada da Lapa. Mas claro, ele e os humoristas continuam amigos e fazendo música juntos.

- É apenas uma vontade tanto minha quanto deles de buscar coisas novas e diferentes - diz o músico.

Mú Chebabi era considerado o 'Casseta Honorário'. Ele tem muito orgulho de tudo que fez com o grupo, mas acredita que está na hora de transformar seu trabalho solo em fonte de renda, já que sentia que havia se acomodado no programa.

Com esse objetivo, ele está gravando seu segundo CD sem título ainda definido - que tem previsão de lançamento para outubro. Chebabi quer mostrar que consegue fazer músicas mais sérias, que ele pode mexer com as várias 'cores de sentimentos', mas não abandonado o humor, já que se diz um 'bobo'.

- Por eu ter trabalhado no Casseta, muita gente não tem idéia do que é o meu show. Tem que colocar as pessoas lá para se surpreenderem disse o cantor.

É a primeira vez que ele vai se apresentar na Lapa lugar que acha muito 'quente' e importante. Para dar 'boas vindas', chamou um músico que tem muita história no bairro para uma participação no show: o cantor Marcos Sacramento.

A amizade dos dois começou ainda no Casseta & Planeta. Sacramento cantava as composições que os humoristas dublavam. Um exemplo é aquela dos Sambabacas: Liga pra mim! Meu coração vai te pegar. Se tu não vem, eu vou chorar... Liga pra mim!. A partir daí eles começaram a conhecer um pouco mais do trabalho um do outro e surgiu a idéia de cantar juntos uma música de cada, no show.

- O Mú é um grande representante do pop brasileiro. Ele faz música de qualidade, inteligente, com swing e sem perder o humor. Pouca gente consegue fazer isso. Ele retoma um pouco a coisa da crônica - disse Sacramento.

Mú diz que adora brincar, mas agora quer ser entendido como um compositor e está mais apto do que nunca para escrever sobre os mais variados assuntos. Como ele está obstinado a investir nos shows quer se apresentar todo fim de semana -, está aperfeicoando seu lado intérprete, se inspirando em gigantes como Djavan e João Bosco.

- Eu acredito no produto show quando é bem trabalhado. Isto me dá muita expectativa acrescenta Chebabi.

Mú se apresenta no Parada da Lapa - anexo à Fundição Progresso nos dias 24 e 31 de julho, às 22h. Sua banda é formada por Bernardo Aguiar (bateria), Fabio Girão (baixo), Jovi Joviniano (percursão) e Lucas Reis (teclados). Ingressos: R$ 15.