Encontros, desencontros e muita música no filme 'Chega de saudade'

Por

Leandro Souto Maior, JB Online

RIO - "Chega de saudade" (Melhor Filme no Festival de Cinema de Brasília em 2007), segundo da diretora Laís Bodanzky ("Bicho de 7 cabeças"), que chega aos cinemas nesta próxima sexta-feira, dia 21, não tem nada a ver com os 50 anos da bossa nova, comemorados este ano. Na verdade, não tem nada a ver com a música de Tom Jobim. O longa trata dos encontros e desencontros em um baile para a terceira idade.

Além de revelar detalhes desses eventos, desde o vestuário (mulher não entra de calça, só de saia) passando pelo perfil dos freqüentadores (muito mais casados que solteiros), o filme revela as dificuldades de se envelhecer, através dos dramas pessoais de cada personagem. Não há um enredo propriamente dito, com começo meio e fim, e sim situações que vão se sucedendo.

Apesar da música ser onipresente durante todo a exibição, o áudio, como de praxe, continua devendo, e partes de diálogos acabam perdidas. Mas o elenco merece destaque, cheio de grandes atores, como Tônia Carrero, Cassia Kiss, Betty Faria, Setepan Nercessian e Leonardo Vilar, todos em grande performance. Outro destaque está no palco. A trilha sonora é um dos principais personagens, e ninguém menos que Elza Soares e Marku Ribbas comandam o baile, à frente da banda Luar de Prata, interpretando grandes clássicos dançantes da música brasileira enquanto os flertes rolam soltos no salão.

Os músicos já ouviram falar que 'tocar, estar lá em exposição no palco, facilita nas conquistas', mas assistindo ao filme percebe-se que quem se dá bem mesmo nos eventos é quem dança bem. Com o contato direto e uma boa lábia no pé do ouvido, não há quem resista.

Muita confusão nessas procuras: uns dando em cima de outros comprometidos, cujos parceiros vão cobrar satisfação. Outros solteiros frustrados por não se encontrarem e condicionarem a felicidade em conseguir alguém. No final, ninguém sai totalmente feliz. Fica uma pergunta: por que as pessoas saem de casa para se chatear?