My Chemical Romance leva fãs adolescentes ao delírio

Por

Vanissa Wanick, JB Online

RIO - A expectativa na extensa fila de entrada era grande. Vestidos de preto, centenas de adolescentes ansiosos, alguns acompanhados pelos responsáveis, se aglomeraram na porta da casa de espetáculos Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade, para assistir ao show da banda de rock My Chemical Romance.

Pela primeira vez no Brasil, a banda norte-americana liderada por Gerard Way iniciou sua turnê "The Black Parade" no Rio. Mesmo com diversas músicas em paradas de sucesso, o preço caro dos ingressos afugentou parte da platéia, formada por cerca de 2000 pessoas. Até o início do show, as bilheterias ofereciam entradas para todos os setores. Do lado de fora, alguns cambistas desesperados tentavam vender ingressos por até R$ 80, valor menor que o preço da meia-entrada.

No interior do Vivo Rio, no entanto, a grande influência do grupo sobre o público jovem se refletiu na pista: a grande maioria da platéia presente não passava dos 18 anos e sustentava trajes de cores pretas, maquiagem nos olhos e meias coloridas.

Às 22h, os gritos ensurdecedores da platéia deram início à apresentação. No palco, Gerard Way (vocal), Ray Toro (guitarra), Frank Iero (guitarra), Bob Bryar (bateria) e Mikey Way (baixo), iniciaram o show com a canção "Disappear'. Mesmo com alguns problemas iniciais de equalização do som, como o microfone dos backingvocals, a banda reinou no palco. A segunda música da noite, "Dead", do álbum "The Black Parade", agitou o público, que sabia de cor boa parte da música.

Infelizmente, nem só de bons momentos viveu o espetáculo. A histeria da platéia prejudicou parte do show. Após as duas primeiras músicas, a apresentação teve de ser interrompida, pois o público estava empurrando a grade para chegar mais perto da banda. A platéia que estava em seu lugar iniciou o coro "- Expulsa! Expulsa!" e, mesmo com o pedido de Gerard para que as pessoas recuassem, a apresentação teve um atraso significativo de 20 minutos, que culminou com a falta de bis no final do show. Mesmo com toda a confusão, ninguém ficou ferido.

Após acalmar os nervos, o público cantou em uma só voz o hit "I'm Not Okay (I Promise)" , do segundo álbum da banda "Three Cheers for Sweet Revenge.", seguido por outros sucessos como "Welcome to the Back Parade "e "I dont´love you. "

A boa sintonia de Gerard Way com a platéia deixou o cantor mais à vontade para fazer comentários entre uma música e outra. Frases como "É uma experiência fantástica e Essa é a nossa primeira cidade na América do Sul e é uma cidade linda fizeram a alegria dos presentes.

Durante uma hora e meia de show, o My Chemical Romance revelou boa música e simpatia. Mesmo com os problemas técnicos iniciais, a banda mostrou que conhece bem o seu público.

Continuando sua turnê pelo Brasil, o My Chemical Romance segue para Curitiba, onde se apresenta dia 17 de fevereiro, e para São Paulo, nos dias 18 e 19 de fevereiro.