'Desejo e Reparação' lidera indicações ao 'Oscar britânico'

Por

Agência EFE

LONDRES - O longa "Desejo e Reparação", que foi o vencedor do Globo de Ouro como Melhor Filme Dramático, lidera a lista de indicações aos prêmios Bafta, podendo ganhar em até 14 categorias.

Depois vêm "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "Sangue Negro", com nove indicações cada um, incluindo melhor filme.

A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas anunciou hoje a lista oficial de candidatos ao prêmio, considerado o Oscar britânico.

"Desejo e Reparação" é candidato nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Britânico, entre outras, enquanto Keira Knightley e James McAvoy foram indicados aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator pela atuação no longa.

Completam a lista de candidatos na categora Melhor Filme os longas "O Gângster" e "A Vida dos Outros", ganhador do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2007.

Na categoria de Melhor Diretor os candidatos são Joe Wright, por "Desejo e Reparação"; Paul Greengrass, por "O Ultimato Bourne"; Florian Henckel von Donnersmarck, por "A Vida dos Outros"; Joel Coen e Ethan Coen por "Onde os Fracos Não Têm Vez", e Paul Thomas Anderson, por "Sangue Negro".

Keira Knightley concorre com Cate Blanchett, por "Elizabeth: A Era de Ouro"; Julie Christie, por "Longe Dela"; Marion Cotillard, por "Piaf - Um Hino ao Amor"; e Ellen Page, por "Juno".

Os candidatos a Melhor Ator são, além de McAvoy, George Clooney, por "Conduta de Risco"; Daniel Day-Lewis, por "Sangue Negro"; Viggo Mortensen, por "Senhores do Crime", e Ulrich Mühe, por "A Vida dos Outros".

A cerimônia de premiação será em 10 de fevereiro.