Inéditos de Gabriela Mistral serão publicados em obras completas
Agência EFE
MASSACHUSETTS - A descoberta de poemas inéditos de Gabriela Mistral possibilitará, após a sua revisão, que pela primeira vez sejam publicadas suas obras completas, disse à agência Efe Doris Atkinson, testamenteira do legado literário da poetisa chilena.
- Eu não entendo espanhol nem conheço bem a obra de Gabriela, mas conto com a melhor equipe possível de especialistas. Eles já descobriram que muitos dos escritos armazenados nunca foram publicados - disse Atkinson, em Massachusetts (Estados Unidos).
A equipe inclui Luis Vargas Saavedra, professor da Faculdade de Letras na Universidad de Chile. Ao lado da sua mulher, Carmen, e de Elizabeth Horan, biógrafa da poeta, ele trabalha em milhares de documentos da vencedora do prêmio Nobel de Literatura, até agora zelosamente guardados na casa de Atkinson, em South Hadley (Massachusetts).
A equipe começou a identificar obras literárias inéditas de Mistral ocultas como um valioso tesouro entre centenas de documentos de sua herdeira, Doris Dana, tia de Atkinson.
- Mal comecei a folhear as páginas, mas a quantidade de poemas já reunidos derruba a crença de que Gabriela Mistral escreveu apenas cinco livros de poesia - escreveu Vargas em artigo publicado neste domingo pelo jornal chileno "El Mercurio".
- Seria maravilhoso poder compilar todas as criações de Gabriela Mistral e poder assim ter acesso a todos os seus textos em uma só obra - disse a testamenteira. Ela prevê que a tarefa levará vários anos.
Os direitos autorais e os royalties das obras foram cedidos por Gabriela Mistral à Ordem Franciscana do Chile. Já os manuscritos e uma série de objetos pessoais da autora foram divididos entre a Biblioteca Nacional do Chile e o museu da poeta, em San Isidro de Vicuña, sua cidade natal.
Gabriela Mistral, nascida no Chile em 1889, ganhou seu primeiro prêmio literário em 1914, com a peça "Sonetos da Morte". A poeta, cujo verdadeiro nome era Lucía Godoy y Alcayaga, foi a primeira latino-americana a ganhar um prêmio Nobel de Literatura (1945).
