Cinema serve como vingança no suspense 'Inesquecível'

Por

REUTERS

SÃO PAULO - O cinema chega como uma forma de vingança de um marido traído o drama brasileiro 'Inesquecível', de Paulo Sérgio Almeida ('Xuxa e os Duendes 2 -No caminho das Fadas'), que estréia no país na sexta-feira.

Partindo de um conto do uruguaio Horácio Quiroga, chamado 'O Espectro', o roteirista Marcos Bernstein ('Central do Brasil') desenvolve a história de um triângulo amoroso, formado por Murilo Benício, Caco Ciocler e Guilhermina Guinle.

O clima de ciúme e obsessão continua por muito tempo, mesmo depois da morte de um dos vértices da relação. Tudo começa em Buenos Aires, quando a estilista Laura (Guilhermina) conhece o fotógrafo brasileiro Guilherme (Ciocler), e os dois acabam passando alguns momentos juntos.

Ela volta para o Brasil e deixa apenas uma frase escrita numa foto: 'Foi Inesquecível'. Para ele também tanto que larga tudo e volta ao país para procurar essa mulher misteriosa. Sua grande surpresa é que ela acaba de se casar com seu melhor amigo, o ator Diego (Benício). E o fotógrafo só descobre no dia do casamento.

Diego acabou de rodar um filme, que também tem como mote um triângulo amoroso. O ator começa a desconfiar da traição dupla e passa a investigar a mulher e o amigo. Na infância, os dois fizeram um pacto: nunca ficar com a mulher do outro. O acordo, obviamente, acabou de ser quebrado, e isso parece frustrá-lo muito mais do que a infidelidade de Laura.

Aos poucos, Diego vai perdendo a sanidade e se vinga dos amantes alterando algumas cenas de seu filme do qual também é roteirista e produtor. Depois de sua morte num acidente, resta a Laura e Guilherme assistir ao longa repetidas vezes, para tentar entender o que aconteceu com o ator.

Em seu testamento filmado, Diego parece 'conversar' com os amantes que o traíram. Diz frases diretamente para Guilherme e Laura, o que começa a enlouquecê-los.

Apesar de 'Inesquecível' partir de um conceito bem sofisticado e com metalinguagem pretensiosa, termina em um vazio profundo e interpretações pouco inspiradas.