Gil comenta Fórum Nacional de TVs Públicas

Por

Agência JB

BRASÍLIA - Antes da abertura do Fórum Nacional de TVs Públicas, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que existem instrumentos utilizados no Brasil que podem assegurar a independência de um canal de comunicação.

Gil admite que a manipulação governamental do conteúdo é um risco que todos correm. Segundo ele, o conceito principal é que já existem setores em que há uso do recurso público e que os produtos são utilizados por todos. - Se vai haver aqui e ali a existência de uma televisão de um determinado estado que está sujeita à manipulação governamental de um determinado governante, isso é um risco que nós todos vamos ter que correr o tempo todo-, disse.

Gilberto Gil cita, por exemplo, que a existência de conselhos, com participação da sociedade civil, e a gestão compartilhada são mecanismos para evitar influências políticas.

O 1º Fórum Nacional das TVs Públicas reúne membros do governo, da sociedade civil e de emissoras públicas, educativas e comunitárias em torno do debate sobre o modelo de televisão pública do país.

O encontro é organizado pelo Ministério da Cultura, Radiobrás, TVE - Rede Brasil, Gabinete da Presidência, Secretaria de Comunicação Social e entidades representativas do setor.