Itália: livro conta a história de 'O sole mio' no mundo

Por

Agência Ansa

NÁPOLES (Itália) - Um livro lançado esta semana em Nápoles conta uma história dentre as muitas sobre a canção italiana mais célebre do mundo. O escritor italiano Paquito Del Bosco narra no volume 'O Sole Mio' as viagens transoceânicas da música, que começou em Odessa, cidade ucraniana onde o autor, Eduardo Di Capua, compôs a música, para depois crescer em Nápoles e ir para os Estados Unidos nas vozes de Elvis Presley e Ray Charles.

Todos os maiores autores tiveram como referência 'O Sole Mio', tanto italianos como estrangeiros, mas sobretudo os grandes nomes da canção napolitana, incluindo o mais recente deles, Pino Daniele. Mas também grandes personagens contemporâneos admiraram esta obra de arte, como João Paulo II, o presidente venezuelano Hugo Chávez, o protagonista da Perestroika, Mikhail Gorbatchov e outros.

O autor do livro, que é diretor artístico do arquivo da canção napolitana, escreveu o primeiro volume de uma coleção especial a ser publicada pela editora Donzelli, que não poderia não começar com "O Sole Mio".

- O livro é um presente para Nápoles e representa uma confirmação e uma descoberta - afirmou o presidente da região da Campania, Antonio Bassolino, que participou da festa de lançamento do livro.

'O Sole Mio', composta 1898, já foi gravada e cantada pelos mais diversos artistas. Uma das mais famosas versões é 'It's Now or Never' de Elvis Presley, gravada em 1960, que possui a mesma melodia de 'O Sole Mio', mas com a letra é em inglês.