Maestro deixa Municipal do Rio após congelamento de gastos

Por

Orquestra Sinfônica Brasileira no palco do Theatro Municipal, que divide hoje com a Sinfônica de Barra Mansa, em homenagem ao maestro america

O maestro Luiz Fernando Malheiro entregou, nesta segunda-feira (13), o cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Malheiro, que assumiu o cargo em janeiro, anunciou a decisão deixar o posto após ser informado da redução em mais de 46% do orçamento previsto para este ano. O governo do Rio congelou R$ 45 milhões dos R$ 96,1 milhões de gastos programados para 2019.

"Não posso permanecer sendo regente titular de uma orquestra que não existe mais", afirmou ele, em nota.

Queixando-se da dificuldade para contratação de músicos, Malheiro afirmou ainda ter encontrado o teatro em "deprimente estado de deterioração, física, institucional e psicológica".

Questionado sobre a redução dos recursos, o Governo do Rio de Janeiro afirmou que "não é um corte, mas um contingenciamento de verbas em virtude da situação financeira que o Rio de Janeiro passa".

"O orçamento do Municipal está sendo liberado de acordo com a arrecadação pública, em virtude da Lei de Recuperação Fiscal. Mas o Theatro está mantendo suas atividades de acordo com os recursos disponíveis", afirma a Secretaria de Cultura.

Encarregado da direção musical, Malheiro teve o nome anunciado no dia 8 de janeiro, junto à nomeação de Aldo Mussi para a presidência do Theatro Municipal. Nos últimos quatro anos, a instituição teve seis presidentes. Nenhum ficou mais do que 19 meses no cargo.

Os presidentes anteriores do Theatro Municipal do Rio Isaac Karabtchevsky

Período: janeiro a junho de 2015
João Guilherme Ripper
Período: junho de 2015 a fevereiro 2017
Milton Gonçalves
Período: fevereiro a março de 2017
André Lazaroni
Período: março a novembro de 2017
Leandro Monteiro
Período: novembro de 2017 a janeiro de 2018
Fernando Bicudo
Período: janeiro a novembro de 2018
Ciro Pereira da Silva
Período: novembro de 2018 a janeiro de 2019