#Dicas Discos

Sem Paulo Ricardo e em batalha judicial, grupo volta a compor com novo baixista

Por

Smashing Pumpkins lança novo disco

Shiny and oh so bright, vol. 1: no past. No future. No sun

Com três quartos da formação clássica dos anos 90 de volta – o líder Billy Corgan readmitiu o baterista Jimmy Chamberlin e o guitarrista James Iha – The Smashing Pumpkins lança o disco que, apesar do título comprido, tem apenas 31 minutos). Ao recuperar seu lado mais pop, Corgan limou os excessos neo-progressivos recentes e se concentrou na melodia, como em “Silvery sometimes (ghosts)”, que lembra a clássica “1979” e a pesadona “Solara”.

Águas do Caribe

Contemporâneo de Tim Maia, Cassiano, Hyldon e outros nomes da cena soul carioca dos anos 1970, o cantor, guitarrista e compositor uruguaio Don Betto está lançando seu novo trabalho autoral, “Águas do Caribe” (Morgan). O músico, que já guitarista da banda de Raul Seixas, apresenta uma interessante fusão da linha melódica do soul com bases rítmicas da contagiante música latina. Exemplo é a releitura de seu maior sucesso, “Pensando nela”, que já foi trilha da novela “Dona Xepa”. Um balanço em portunhol.

Vocação

A banda mineira Lupe de Lupe, grande expoente do rock brasileiro contemporâneo, retorna mais sombria e explicitamente politizada que no disco anterior, “Quarup” (2015). As contundentes “Midas” e “O Brasil quer mais” posicionam o quarteto no campo da esquerda. Mas nem só de política vive o grupo, como atestam a longa e pesada “Voz”, a desconsolada “Álamo” e a melódica “Lâmina cega”, que encerra o álbum e conta com a participação da cantora Bruna Mendez.