Eleições no rock'n'roll

Radiohead, Kratwerk e Rage Against he Machine estão entre 15 concorrentes à Calçada da Fama

Por João Pequeno

The Zombies na Invasão Britânica dos anos 1960

Com 15 nomes, de gêneros que vão do rap ao hard rock, do eletrônico ao pré-punk, o Rock’n’Roll Hall of Fame anunciou ontem a lista de indicados para 2019. Os cinco mais bem votados passarão a integrar a Calçada da Fama do Rock. Criada em 1983 nos moldes do Hall da Fama da Hollywood, ela fica em Cleveland, em Ohio (EUA), e passou a homenagear músicos do rock e suas variações ou estilos adjacentes três anos depois. A primeira lista de agraciados se baseou em artistas seminais, como Elvis Presley (1935-1977), Chuck Berry (1926-2017) e Ray Charles (1930-2004). Rolling Stones, Cream e The Clash foram alguns dos outros que já esculpiram suas pegadas no cimento da calçada.

Mais antigos candidatos nesta eleição, os ingleses do The Zombies fizeram seu primeiro ensaio em 1961 e concorrem pela quarta vez nos últimos cinco anos. Dos cinco integrantes originais, sobraram dois: o cantor Colin Blunstone e o organista Rod Argent, principal compositor – o baixista Jim Rodford morreu em janeiro passado. Autor do maior sucesso da banda, “Time of the season”, Argent já pediu o voto dos fãs em vídeo divulgado pelas redes sociais.

A lista inclui outros veteranos, como a cantora Stevie Nicks (mais conhecida por seu trabalho com o Fleetwood Mac), o multi-instrumentista Todd Rundgren, e bandas dos anos 1960 e 1970, como o eletrônico Kraftwerk, o protopunk MC5 e o glam Roxy Music – que revelou o cantor Bryan Ferry. Do final dos anos 1970 para os 1980, concorrem o new wave Devo, o hard rock do Def Leppard e o gótico/pop/pós-punk The Cure, todos bastante influentes sobre gerações posteriores.

Da geração 1990, concorrem Rage Against The Machine e o Radiohead – que até já excursionou pelo Brasil com o agora concorrente Kraftwerk.

Em estilos correlatos, brigam pela Calçada da Fama o veterano do folk John Prine, o rapper LL Cool J e, do funk/R’n’B, a cantora Janet Jackson e o grupo Rufus and Chaka Khan – ela, também artista solo.

Quem quiser ajudar um artista de que seja fã pode se cadastrar no site https://www.rockhall.com/fanvote e votar uma vez por dia até 9 de dezembro. Embora o Rock’n’Roll Hall of Fame fique em Cleveland, a cerimônia com os vencedores, em 29 de março de 2019, será no Barclays Center, no Brooklyn, em Nova York.