Técnico da Inglaterra ganha elogios em seu país e emociona ao consolar colombianos
MOSCOU - Não foi só futebol. Uma bonita cena chamou a atenção após a eliminação da Colômbia, na disputa de pênaltis contra a Inglaterra. O técnico inglês Gareth Southgate, 47 anos, foi consolar alguns jogadores colombianos e seu generoso gesto foi muito elogiado em seu país. A atitude remeteu ao ano de 1996, quando ele defendia a seleção da Inglaterra e perdeu um pênalti na semifinal da Eurocopa contra a Alemanha.
Emocionado com a repercussão de sua atitude, Gareth Southgate, casado e pai de dois filhos, falou sobre a lição aprendida naquela derrota, que o fez vilão e marcou a sua vida durante muitos anos.
“Eu aprendi milhões de coisas depois daquele dia e nos anos que se seguiram. Quando algo dá errado em sua vida, você não termina. É preciso se tornar mais corajoso, sabendo que você tem que fazer as coisas e não se arrepender por não tentar ser tão bom quanto você pode ser”.
Enquanto os ingleses comemoram a classificação e os colombianos ainda choram a dramática derrota, Maradona trava sua guerra particular contra seu velho inimigo. Conhecido pelos ingleses por seu famoso gol “Mão de Deus”, no Mundial de 1986, o polêmico argentino afirmou que o árbitro “inventou um pênalti” para a Inglaterra, quando Harry Kane caiu na área ao ser agarrado pro Carlos Sánchez.
“Estou comovido porque quando falei com o (presidente da FIFA, Gianni) Infantino pela primeira vez, acreditei que tudo havia mudado, que os ladrões estariam indo embora. E vi um roubo monumental no campo. Peço desculpas a todo o povo colombiano”, acusou o argentino.
Passada a emoção da vitória que classificou a Inglaterra para o duelo com a Suécia, pelas quartas de final, no sábado às 11 h, na Arena Samara, o técnico tem um problema maior do que rebater as críticas de Maradona: o atacante Jamie Vardy é dúvida. Ele sofreu uma lesão na virilha durante a prorrogação do jogo contra a Colômbia e recebeu uma injeção no local logo após a partida. Escalado para cobrar o quinto pênalti, Vardy deu lugar a Dier.
“Tivemos alguns jogadores com cãibras (Ashley Young e Kyle Walker) e outros precisam de um pouco mais de avaliação. Saberemos mais nas próximas horas”, disse o treinador inglês.
