A vida das pessoas não é o tema mais importante para os que estão no poder

Por Mônica Francisco 

A semana que passou nos deu a confirmação do que já sabíamos e não cansamos de denunciar aqui, por meio da coluna. A vida das pessoas, o cuidado com o bem comum, a luta por justiça e igualdade social, melhores condições de vida para os(as) que vivem nesse país continental, sem sombra de dúvida não são os temas mais importantes na pauta dos que têm o poder de decisão. 

O impacto disso na vida real das pessoas comuns e principalmente na vida dos(as) jovens das camadas populares é preocupante. 

Para além de todo o resultado que as mudanças propostas pelo atual governo já vem produzindo e os que ainda irá produzir, fica a pergunta insilenciável: quais as reais condições em que esta  gestão deixará a população mais vulnerabilizada? 

As pessoas que vivem nas favelas e periferias sentem que estão sendo alvo de uma das piores práticas de gestão por parte do estado, e vivendo um de seus mais angustiantes momentos. 

Não só ao que se refere à Segurança Pública, mas também à ausência de efetivação das obras de infraestrutura como saneamento e moradia adequada. Há problemas de abastecimento de água regular ainda. 

Ou seja, não dá para reduzir o tema. Ele é amplo e passa por uma total necessidade de se mudar a forma e o jeito de se fazer e implementar política pública em nosso país. 

* Consultora, Colunista e Membro da Rede de Instituições do Borel