Mais uma injustiça: Rocinha sem caixa eletrônico 24 horas
A onda de assaltos e violência acontece em toda a cidade, em todo lugar. Mas apenas na Rocinha os moradores perderam o direito de utilizar os serviços dos caixas eletrônicos 24 horas que facilitavam a vida dos clientes de banco. Agora para sacar dinheiro é preciso ir em São Conrado, se o shopping estiver aberto. Senão tem que ir até a Barra da Tijuca.
Desconheço ocorrências de assalto a caixas 24 horas na Rocinha. A cidade sofre com a falta de segurança. A violência está aí em todas localidades e quem é punido somos nós, os trabalhadores, favelados. Já não bastasse os bancos localizados na Rocinha que prestam um serviço precário aos moradores. Em especial ao banco Itaú que atende aos moradores ferindo todas as leis do código de defesa do consumidor.
"Vários caixas eletrônicos 24 horas são retirados da Rocinha por medidas de segurança. De segurança nada... Por que não tiram os caixas do Leblon, Ipanema...?, desabafou o líder comunitário William de Oliveira.
Os caixas eletrônicos se localizavam em diversos comércios da Rocinha e foram retirados no final de julho. Até hoje não tivemos resposta e nem retorno do funcionamento.
Somos clientes dos bancos, pagamos as mesmas taxas e juros que qualquer cidadão que mora no asfalto e exigimos o nosso direito à cidadania e ao uso do serviço do caixa 24 horas.
* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.
