Séries para se ver um capítulo por vez

Por TOM LEÃO

Perry Mason (que já renovou nova temporada) está em cartaz no HBO

Houve uma época, muito antes do streaming, em que a gente só podia ver um episódio de série por vez. Uma vez por semana. Alguns até terminavam em suspense, com a famosa frase: ‘na próxima semana!’ (caso do cult sci-fi ‘Perdidos no espaço’, por exemplo). Com a chegada da TV paga, além de mais séries, podíamos ver o mesmo episódio nas reprises diárias. Depois, o DVD nos deu as caixas com as temporadas completas. Mas, ver a hora que quisermos, de uma vez só, ‘maratonando’ várias, só a partir dos serviços de streaming.

Contudo, há quem goste de ver como antes. E ainda tem séries que são exibidas assim. Como é o caso do tradicional horário dominical das 22h, no HBO. Nos últimos 30 anos, assistimos lá, assim, de ‘Família Soprano’ a ‘Game of thrones’, esperando, ansiosamente, a próxima semana chegar. A série atual é ‘Perry Mason’ (que já renovou nova temporada), detetive investigativo que encantou nossos pais (avós?), nos anos 1960, em preto e branco. Agora vemos o Mason antes da fama. E com situações mais violentas do que na clássica série.

No entanto, um serviço de streaming ainda não muito popular aqui, o StarzPlay, vem exibindo suas produções originais - um capítulo por vez aos domingos. Acabaram de exibir a série policial ‘Hightown’ (que, agora, já pode ter todos os seus dez episódios assistidos direto). E estreou, há duas semanas, a sensual ‘P-Valley’ (que, na dúvida, ficou sem tradução, porque seria algo como ‘vale das xoxotas’, nome do clube de strippers onde se passa, o Pussy Valley, no delta do Mississipi).

Baseado em peça da premiada dramaturga Katori Hall (autora do musical da Broadway ‘Tina’, sobre a vida de Tina Turner), que também assina os roteiros, ‘P-Valley’ acompanha a vida de mulheres que trabalham no citado inferninho, focando mais numa delas, Autum Night (a estonteante Elarica Johnson, que é inglesa!). Nome falso (claro) de moça que escapou das enchentes de Nova Orleans e aproveitou a oportunidade para trocar de vida/nome, indo trabalhar no P-V. Ainda não sabemos do que ela está fugindo. Só quando for ao ar o oitavo - e último - episódio, em agosto. A série não poupa em cenas de nudez. Vai muito além do mostrado no filme ‘As golpistas’. Acabou de ser renovada para uma segunda temporada. Vale a vista.

R.U.G.I.D.O.S

*Acompanhando a tendência dos grandes eventos nacionais e internacionais, a EXPOCINE terá uma edição completamente digital em 2020. A maior convenção de negócios do mercado cinematográfico latino-americano acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, no site www.expocine.com.br

*Este ano o CINEFANTASY - Festival Internacional de Cinema Fantástico - completa 10 anos de existência, e acontecerá na plataforma Belas Artes A La Carte, com um total de 37 sessões com 140 filmes de 29 países diferentes, de 7 a 20 de setembro. A abertura oficial é com a première mundial do filme ‘O Cemitério das Almas Perdidas’, de Rodrigo Aragão.

*O Amazon Studios encomendou a série ‘Paper Girls’, baseada na história em quadrinhos do premiado escritor Brian K. Vaughan e do ilustrador Cliff Chiang. A trama segue quatro meninas que, enquanto entregavam jornais na manhã seguinte ao Halloween de 1988, se veem involuntariamente em um conflito entre facções de viajantes do tempo, e precisam salvar o mundo.

*Dos mesmos produtores de “Tropa de Elite”, e premiado como “Melhor Filme” no Brooklyn Film Festival, o longa brasileiro MACABRO, dirigido por Marcos Prado, estreia no Cine Belas Artes Drive-In, em São Paulo e no Lovecine Drive-in, no Rio de Janeiro, a partir do dia 28 de julho.