Séries seriadas no streaming. Ou o prazer de se ver um episódio por semana de sua série favorita

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Por TOM LEÃO

Tom Leão

Com a popularização dos serviços de streaming, ver séries de uma tacada só (maratonar) tornou-se uma coisa comum. Em vez de se assistir a um capítulo por semana, como fazíamos anteriormente, as pessoas começam a ver uma nova produção que foi lançada na sexta-feira, e vê tudo até domingo. Eu, particularmente, continuei à moda antiga, fazendo uma ‘grade’ de séries para assistir durante a semana, uma diferente por dia. A não ser em caso de trabalho - quando vejo o screeners que recebo adiantado, para fazer a coluna -, prefiro assim.

Mas, às vezes, esse jeito de se ver séries causa um efeito negativo. Fala-se muito de determinado programa, quando ele estreia, todo mundo assiste de enfiada e, depois, já era, a fila andou. Isso tem causado problemas de marketing para a Netflix, por exemplo, cujo catálogo é quase todo lançado de uma vez (das raras que não é assim lá é ‘O Expresso do amanhã’, que é uma produção da TNT, não Netflix). Por isso, as séries passam e não ficam nos trends por muito tempo.

 

 

Diferentemente do que acontece com a badalada ‘The Boys’, do Prime Video, por exemplo. A cada semana rola um burburinho em torno de como será o próximo episódio e, assim, a série tem superado seus níveis de audiência a cada capítulo (ou seja, aumentando a base de assinantes da plataforma da Amazon), tendo batido recordes a cada episódio, e ficando no boca-a-boca durante a semana. Não à tôa, Amazon trouxe para o Brasil os principais atores para um evento esta semana.

Por conta disso, Netflix já pensa em mudar o jeito de lançar algumas de suas séries mais cotadas. Como ‘Strangers Things’, por exemplo, cuja quarta temporada chegou em duas partes/volumes (todos que maratonaram a primeira parte ficaram na seca aguardando pela segunda metade).

Contudo, existem, serviços de streaming, como Starzplay, por exemplo, cujas séries principais só são exibidas assim, um episódio por vez. A maioria lançada aos domingos. É o caso da produção de época ‘Becoming Elizabeth’ (em andamento), do drama ‘P-Valley’, que acabou de voltar com a segunda temporada, e de outras. Como a mexicana ‘El Refugio’ e o remake de ‘Queer as folk’, que estreia no fim do mês. Assim, mantem-se o freguês cativo. E na espera da volta de certas produções. Eu, por exemplo, estou na expectativa da segunda temporada de ‘Express’ (já renovada) e na terceira de ‘High Town’ (ainda não renovada). É uma sensação gostosa.

Este é o caso também do Paramount+. Até porque, estas plataformas (Starzplay e Paramount+) não possuem catálogos inflados, precisam ir chamando a atenção dos assinantes aos poucos. Eu acho que isso funciona muito bem. Recentemente, acompanhei no P+ com emoção renovada a cada semana, a minissérie limitada ‘The Offer’ (que conta a pauleira que foi filmar e lançar ‘O poderoso chefão’). No momento, acompanho com expectativa cada novo episódio de ‘Star Trek: strangers new worlds’ (toda sexta), série prequel da ‘Star Trek’ original dos anos 60, que traz de volta o espírito da velha Enterprise, como se a gente nunca tivesse visto antes. Outro sci-fi da plataforma, ‘O homem que caiu na terra’, também é semanal.

Séries assim, com base de fãs fortes, são as que mais rendem no esquema um capitulo por semana. É o caso das produções Marvel e do universo Star Wars, exibidas pelo Disney+, como a recém-encerrada ‘Obi-Wan Kenobi’, spin-off pregresso do mestre Jedi, com eventos ocorridos antes do começo da saga Star Wars. E com a cativante ‘Only murders in the building’, que voltou com a segunda temporada faz duas semanas, no Star+. Desvendando várias pistas por capítulo, esta comédia de crime nos faz ser parte do time de investigadores. É muito legal saber que, num dia da semana, teremos um episódio inédito e fresquinho, que veremos junto com todos no planeta.

 

STREAMINGS+

* O Paramount+ terá em julho várias estreias exclusivas. Entre os destaques estão: ‘Adriano, imperador’, série documental sobre a lenda do futebol (a partir de 21 de julho); o novo filme animado de ‘Beavis & Butthead’ (dia 14); a segunda parte do especial ‘South park: guerras do streaming’ (dia 14); a nova série da comediante Vanessa Bayer, ‘I love that for you’ (dia 21); e também o filme ‘Desejo inconcebível’, com Nicolas Cage (dia 28).

 

 

 

* Aliás, para este mês de julho, a plataforma traz uma promoção por tempo limitado: entre os dias 5 a 13, o serviço de streaming oferece assinatura por três meses com 50% de desconto.

* A HBO Max anunciou a série documental original ‘Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez’, que estreia com exclusividade na plataforma de streaming para toda a América Latina, em 21 de julho. Com direção de Tatiana Issa e Guto Barra, que também assina o roteiro, a produção de cinco episódios reconstitui com detalhes os fatos e o julgamento do caso que impactou o Brasil no início dos anos 90.

* A nova série do Disney+, ‘Sempre fui eu’, estrelada pela atriz e cantora Karol Sevilla, o cantor Pipe Bueno e o ator Christian Tappan, já tem data de estreia na plataforma: chegará ao Brasil no dia 20 de julho. A série apresenta uma história de mistério e romance ambientada no paradisíaco Caribe colombiano.

* A Starzplay anunciou o início da produção de ‘Yellow’ (título provisório), seu primeiro projeto em língua espanhola, a ser filmado e produzido no México. A série de comédia dramática será estrelada por Tessa Ia (“De Brutas, Nada”), Lizeth Selen (“Rebelde”) e Martín Saracho (“Quién Mató a Sara?”), e dirigida por Sofia Auza (“Adolfo”) e Silvana Aguirre (“El Chapo”). Yellow estará disponível pela Starzplay na Europa e América Latina, e pela Pantaya, nos EUA e Porto Rico.

* O Sesc Digital disponibiliza a websérie inédita “Sem título - Conversas no acervo Sesc de arte” em sua plataforma a partir de 5 de julho. Ela retrata os diferentes pontos de vista de personalidades que debatem sobre obras do Acervo Sesc de Arte.

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