Rebeldia musical em todos os tempos

.

Por TOM LEÃO

...

“Acorda, Amor – Canções de Rebeldia” é uma produção inédita, em 13 programas, que organiza um amplo inventário de mais de um século de canções contestatórias do Brasil. Criada e dirigida por Jodele Larcher, apresenta 70 entrevistas com artistas, críticos e especialistas, e 26 números musicais exclusivos. Com exibição exclusiva no canal Music Box Brazil (toda sexta-feira, às 22h30), o programa fica disponível na íntegra na plataforma de streaming Box Brazil Play.

A série, que é produzida por Lucilia Coelho, e com Jodele Larcher dividindo o roteiro com o experiente jornalista Carlos Albuquerque, apresenta depoimentos e pocket shows exclusivos, através de canções de rebeldia, cobrindo um século de músicas de protesto, do samba ao rap, passando pelo punk e o rock nacional.

‘Acorda amor’ é dividida por 13 temas que debatem a música de protesto em nossa história: Nova Bossa, Samba de Participação, Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade, Festivais da Canção, Contracultura, Música Preta, Punk, Rap Nacional, Rock BR, Meio Ambiente, Feminino, Gente é Para Brilhar e Ativismo.

“Minha ideia foi reunir os novos talentos aos já consagrados que contam, cantam suas histórias e reivindicam suas verdades”, explica Larcher. O diretor lamenta a recente morte de José Ramos Tinhorão e revela que “a inspiração da série vem de seu livro ‘A Pequena História da Música Popular: Segundo seus gêneros’, que tem um capítulo sobre Música de Protesto no qual ele afirma que o gênero tinha se esgotado com os festivais em 1968. Como, se tinha o punk, o rap, o rock de Brasília, o samba reggae baiano, as marchinhas e agora toda a nova luta ecológica e identitária? É o contrário, a música popular continuou evoluindo”, concluiu Larcher, falando ao JB.

Durante dois anos, um seleto grupo de músicos, produtores, críticos e especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Ceará foi entrevistado. São mais de 70 depoimentos exclusivos de quem, por meio da música, expressa sentimentos de insatisfação e clama por direitos. São eles (em ordem alfabética): Alex Antunes, Alex Moreira, Antonio Adolfo, Armando Pittigliani, Ava Rocha, Black Pantera, BNegão, Bruno Gouvêia, Carlos Rennó, Charlotte matou um cara, Chico César, Chris Fuscaldo, Clemente, Cris Delanno, Cynara, Dani Moraes, Daniel Peixoto, Diego Franco, DJ Lencinnho, Dj Mam, Edgard Scandurra, Eduardo Krieger, Edy Star, Eloísa Paixão, Elza Soares, Estela Paixão, Flávia Paiola, Furmiga Dub, Gabriel Moura, Geraldo Carneiro, Gilberto Gil, Gog, Guto Jimenez, Ivan Lima, Jards Macalé, João Cavalcanti, Joyce Moreno, Juba- Honk, Larissa Luz, Laura Conceição, Laura Januzzi, Letícix Brito, Lincoln Antonio, Luís Filipe de Lima, Luiz Carlos Sá, Manu da Cuíca, Marcelo Pretto, Márcio Guelber, Maria Alcina, Maria Juçá, Marina Íris, Moacyr Luz, MV Bill, Nei Lopes, Orquestra Voadora, OZ Guarani, Pedro Miranda, Philippe Seabra, Poetas do Vagão, Rico Dalasam, Roberta Estrela D'Alva, Roberto Frejat, Roberto Menescal, Rodrigo Faour, Rolinha, Ronaldo Bastos, Samba que Elas Querem, Sandra Coutinho, Sapataria, Slam das Minas, Tom Leão, Tom Zé, Tony Bellotto e Val Pinheiro.

Cada programa dura meia hora.

 

STREAMINGS+

* O SKY Play e a DIRECTV GO lançam com exclusividade no Brasil o documentário “The Rise and Fall of the Spanish King”. A reportagem especial conta a história do Rei Juan Carlos, sua esposa, sua amante e uma série de desventuras que culminaram em sua queda do trono na década passada.

* De 16 de setembro a 10 de outubro, oito filmes russos de diferentes gêneros, incluindo estreias deste ano, estarão disponíveis gratuitamente para todo o público brasileiro na plataforma SPCine Play. Além de longas-metragens e uma animação, a programação inclui também um documentário.

* “Volta ao Mundo: Coreia do Sul” é o novo festival do Belas Artes À La Carte, que acontecerá de 16 a 30 de setembro, em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil, reunindo sete longas-metragens produzidos em décadas diversas.

* Adrenalina Pura, canal de streaming que reúne filmes com o foco nos gêneros ação, suspense e terror, acaba de chegar na plataforma do NOW. O Adrenalina Pura terá uma estreia por semana, totalizando de quatro a cinco novos títulos por mês.

* O Paramount+ lançou a série documental, ‘Behind The Music’, que traz histórias de artistas e bandas como Ricky Martin (o primeiro episódio), Duran Duran, New Kids On The Block e outros. A série é produzida pela MTV, do grupo Viacom.

* De 8 a 17 de setembro, a plataforma Sesc Digital recebe uma programação especial, com 11 filmes brasileiros. Entre os quais, “São Paulo, Sociedade Anônima’ (foto, com Eva Wilma) e produções mais recentes, alguns títulos ficam disponíveis apenas por 24h. Na sexta-feira, 10/9, o longa “Os Espantalhos” estreia na 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Redes sociais: @tomleao