‘O Charlatão’: um filme que se saiu bem, tanto nos cinemas quanto no VOD

.

Por TOM LEÃO

...

Durante a pandemia (ainda em curso), os filmes pequenos/independentes foram os que mais sofreram com o fechamento temporário das salas de cinema. Justamente por não terem o apoio que as produções dos grandes estúdios têm, seja nos serviços de streaming próprios, seja na melhor/maior divulgação. Pequenas distribuidoras, como a A2 Filmes, por exemplo, precisam se garantir no serviço de VOD (vídeo on demand), no aluguel nas plataformas digitais. Já que o total arrecadado nas salas é pouco para pagar o investimento. Ganham mais no atacado (lançamento de vários títulos, nas plataformas), do que no varejo (cinemas).

Um dos filmes lançados neste esquema, que está indo bem, tanto no cinema, quando no VOD, é “O Charlatão”, de Agnieszka Holland. O filme, baseado em fatos reais, é sobre a vida de Jan Mikoláek (Josef Trojan), um curandeiro tcheco conhecido e bem-sucedido que diagnosticou e curou pessoas usando sua intuição e sua familiaridade com as plantas.
Seus remédios e prescrições, embora principalmente a base de plantas, incluíam mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar. Ele curou não apenas pessoas pobres das aldeias, mas também muitas pessoas conhecidas, incluindo o presidente da Checoslováquia, Antonin Zápotocký.

Contudo, os métodos de diagnóstico e cura notórios de Mikoláek acabaram por chamar a atenção do regime comunista tcheco (se passa nos anos 50). Ele foi finalmente preso depois que estricnina foi encontrada nos corpos de dois homens que ele havia tratado.

A diretora, Agnieszka Holland (nascida polonesa, mas radicada tcheca), que navega bem por entre produções comerciais e outras mais autorais, é conhecida dos frequentadores do circuito de arte brasileiro por filmes como “Filhos da Guerra” (“Europa, Europa”, 1990), pelo qual foi indicada ao Oscar de direção - o que a levou a filmar nos Estados Unidos, nos anos 90. Aliás, “O Charlatão” foi o filme indicado da Republica Tcheca ao Oscar de 2021, mas não entrou na seleção final. E é a Escolha dos Editores do mês, no NOW.


STREAMINGS+

Finalmente, a Disney fechou acordo com a Starz, para uso do nome Star+ em seu serviço de streaming que chega ao Brasil no dia 31 deste mês. O acordo pelo uso do nome ficou na casa dos R$ 50 milhões. Já os valores de assinatura do novo serviço não foram divulgados. Nem se terá combo com o Disney+

A partir de 17 de agosto, todas as partidas da UEFA Champions League poderão ser assistidas, ao vivo, e sem custo adicional, só na HBO Max. Apresentados pela TNT Sports, serão mais de 120 jogos transmitidos ao vivo na plataforma de streaming com o melhor conteúdo. A tradicional exibição na TNT permanece com a exibição de algumas das melhores partidas do campeonato.

A Pluto TV, serviço de streaming gratuito da ViacomCBS, anuncia o lançamento do canal temporário da saga Jornada das Estrelas, o Pluto TV Star Trek (canal 50), até o dia 31 de agosto; além dos novos canais MasterChef Brasil (195), Jeannie é um Gênio (105) e o MTV Biggest Pop (915). Além disso, a partir deste mês, Pluto TV estará presente na Claro Box TV e na Net Claro TV (nesta é preciso consultar as cidades participantes).

* O Espaço Itaú de Cinema chegou, enfim, à plataforma Itaú Cultural Play, com a mostra Ugo Giorgetti, com 12 filmes e duas pré-estreias. É tudo gratuito, bastando acessar o aplicativo.

Saltbox TV é um novo serviço de streaming com um diferencial: é todo voltado para o público adulto-idoso (acima dos 60 anos). O veterano Ed Asner, que foi o Lou Grant na clássica série de TV ‘Mary Tyler Moore’ e no seu spin-off, ‘Lou Grant’, será o coordenador do game show ‘Silver Stars’. Interessante ideia.

Redes sociais: @tomleao