Num streaming/cinema perto de você

.

Por TOM LEÃO

...

Os cinemas começaram, timidamente, a (re)abrir, aqui e ali. E a lançar filmes novos e em maior escala. Ainda está tudo meio incerto. Mas já começamos a ter mais do que dois lançamentos por semana, indo além de reprises ou relançamentos. Como estava acontecendo desde o começo da pandemia, quando o único grande filme lançado, de fato, foi ‘Tenet’.

Contudo, a maioria deles está saindo, também, nos serviços de streaming ou de VOD (no qual você paga à parte). É o caso dos últimos grandes lançamentos internacionais, “Judas e o Messias Negro’, ‘Um Príncipe em Nova York 2”, “Tom & Jerry”, “News of the World” e “Raya e o Último Dragão”, entre os mais destacados.

“Raya” é a mais nova animação Disney, que, tanto aqui, como nos Estados Unidos, estreou simultaneamente nos cinemas e no Disney+. Porém, a princípio, os assinantes do Disney+ terão de pagar um extra para vê-lo em casa quantas vezes quiser, até dia 19: R$69,90. Após 23 de abril, estará disponível para todos.
Já ‘Tom & Jerry” e “Judas e o Messias Negro” (“Judas and the Black Messiah”), por enquanto, só nos cinemas. Mas no final de junho poderão ser vistos no HBO Max, quando o novo serviço de streaming estreia no Brasil. Misturando atores reais com animação, “Tom & Jerry” lidera as bilheterias do país há duas semanas. E “Judas...”, passado nos anos 60, e baseado na morte de Fred Hampton, líder do movimento Black Panther (Globo de Ouro de melhor ator a Daniel Kaluuya, no papel), faz carreira modesta.

Tanto a sequência de “Um Príncipe em Nova York”, com Eddie Murphy, quanto o western “Relatos do Mundo” (“News of the World”), com Tom Hanks, a princípio, estreariam nos cinemas americanos, no ano passado. Mas, por conta da Covid-19, o primeiro foi comprado da Paramount pelo Prime Video, da Amazon; e o segundo, a Netflix comprou da Universal. Ambos, já estão nas plataformas, sem custos extras. E nesta semana entra em cartaz mais um filme que fará parte do HBO Max, o policial “Os Pequenos Vestígios” (“The Little Things”), com Denzel Washington e Rami Malek como policiais no encalço de um serial killer. Aí você decide se os verá em casa ou nos cinemas.

R.U.G.I.D.O.S

*Meio de sopetão, o Paramount+, o último grande serviço de streaming que faltava, estreou nos Estados Unidos e América Latina (Brasil incluso) no mesmo dia, na semana passada. Traz conteúdo da ViacomCBS, que inclui filmes (Paramount), séries (CBS), animações (Nickelodeon), variedades (MTV) e também esportes (série A do campeonato Brasileiro) e notícias. Está rolando degustação no gratuito Pluto TV, que faz parte do grupo, até 31 de março.

*Starz anunciou o revival da série “Party Down” (2009) como uma minissérie em seis partes. A nova versão está sendo desenvolvida e produzida pelos mesmos produtores executivos da série original: Rob Thomas (“Veronica Mars”), John Enbom (“iZombie”), Paul Rudd (“Homem-Formiga”) e Dan Etheridge (“Veronica Mars”, “iZombie ”). Mostra atores que vão para Los Angeles, tentar a carreira nas telas, mas acabam trabalhando numa empresa de catering para cinema e TV.

*O Amazon Prime Video e o Amazon Studios anunciaram que destinarão cerca de R$ 5,3 milhões para apoiar a comunidade audiovisual brasileira durante a pandemia de covid-19. A doação será feita para o fundo de combate à doença, do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).

* “The Day Sports Stood Still”, documentário da HBO Sports que relata a paralisação sem precedentes do mundo dos esportes devido à covid-19, estreia quarta-feira, 24 de março, às 22h, na HBO e na HBO GO. *“Cabloco de pena”, que explora a dança Bumba Meu Boi, está disponível no Youtube neste mês, grátis.