Praticar exercícios reduz os prejuízos do álcool

Por

Todos nós sabemos que os exercícios são pilares da boa saúde. Agora, para quem consome álcool com frequência, eles são ainda mais importantes! Um estudo britânico mostrou que indivíduos que bebem cronicamente, mas se exercitam 5 horas por semana, têm a mesma taxa de mortalidade de indivíduos que nunca bebem. Isso acontece pela neutralização da inflamação causada pelo álcool.

Foram avaliados 36.370 adultos ingleses e escoceses, sendo que cerca de 85% bebiam ocasionalmente ou frequentemente. Cerca de 13% deles eram “bebedores pesados”, ou seja, consumiam em média 14 ou mais unidades de álcool por semana. Observou-se que os indivíduos que faziam 2,5 horas de exercícios moderadamente intensos por semana reduziram o impacto biológico do álcool que bebiam.

Os que se exercitaram 5 horas por semana tiveram a mesma taxa de mortalidade que os abstêmios, mesmo se eram bebedores pesados. Só não cancelaram os malefícios do álcool os que beberam em níveis excessivos por semana (cerca de mais de 20 bebidas para mulheres e 28 ou mais para homens).

Segundo os pesquisadores, ficou claro o papel da atividade física na promoção da saúde, ainda que estejam presentes comportamentos pouco saudáveis, como beber em excesso. É evidente que o hábito é desaconselhável – o importante, no caso, foi demonstrar como a atividade física pode inibir parte dos danos.

Outras substâncias que minimizam os danos causados pelo álcool

Existem outras substâncias que podem ajudar a diminuir os efeitos da bebida. Mas, atenção: não significa que elas reduzem o envenenamento pelo álcool, mas sim que os danos do consumo são minimizados. Não são um salvo conduto, mas usados para moderar o problema do excesso de bebidas:

1 - N Acetilcisteína (NAC) – derivado do aminoácido cisteína, que aumenta a produção de glutationa (potente antioxidante endógeno) e reduz a toxicidade da acetaldeído, causadores dos principais sintomas de ressaca.

2 - Silimarina – antioxidante que protege o fígado de toxinas, inclusive o álcool. Promove também aumento de glutationa, importante na regeneração hepática.

3 - Vitamina C – é um importante antioxidante que inibe o estresse oxidativo causado ao fígado pela bebida, além de ser um poderoso desintoxicante.

4 - Complexo B – melhora o efeito da NAC, quando combinado com a vitamina B1. Já a vitamina B6 ajuda a reduzir os sintomas de ressaca. O álcool depleta o complexo B normalmente, então a sua reposição é importante, pois ajuda na eliminação do álcool do seu corpo.

5 - Magnésio – por ser um mineral depletado pelo álcool, é importante a sua reposição. Além disso, tem ação anti-inflamatória e reduz efeito de ressaca.

6 - Lítio –neste caso, trata-se do oratato de lítio e não o carbonato de lítio. Com acompanhamento médico, é inclusive usado como inibidor do desejo por álcool.

Saber que você pode atenuar os efeitos do álcool exercitando-se é fantástico, mas lembre-se que seu consumo causa danos à saúde e tende a dificultá-lo de atingir seus objetivos físicos. Ele contribui para desidratação, ganho de peso e pode até afetar a produção de testosterona e síntese de proteína muscular, comprometendo melhoras físicas e de massa muscular. Reflita e, se ainda assim for beber, que seja com bom senso. Caso não consiga conter os excessos, procure ajuda!

-

Referências bibliográficas:

Alcoholism: Clinical & Experimental Research 2013 Sep;37(9):1508-15.

British Journal of Sports Medicine August 31, 2016.

Time September 7, 2016.