São Francisco: Quando o marketing de uma cidade é perfeito, o mundo todo quer ir para lá

Por RENATA GRANCHI

Joe DAlessandro, CEO da SFTA

*****

A colunista está de férias. Retorna dia 23/12.

*****

Popular destino turístico internacional, a cidade de São Francisco, na Califórnia, é conhecida pelas íngremes colinas, marcos históricos famosos, centro financeiro e bancário forte, ações sustentáveis, movimento pelos direitos de homossexuais, cenário de filmes de sucesso, dentre muitas outras atrações. A San Francisco Travel Association (SFTA), uma espécie de Riotur de lá, está projetando um total de 26,2 milhões de visitantes da cidade para 2019 com gasto total dos turistas na cidade na casa de 9,56 bilhões de dólares, 2,6% a mais do que a receita de 2018. Esse sucesso se deve muito ao trabalho de comunicação que é realizado por Joe D’Alessandro, presidente e CEO da SFTA, com quem tive a oportunidade de conversar em sua recente visita ao Brasil. Ele falou sobre as estratégias que utiliza para divulgar a cidade, a origem dos recursos de promoção e a importância do turismo brasileiro. Falamos ainda sobre o tema da atual campanha publicitária, sobre as semelhanças de São Francisco e Rio de Janeiro e como aumentar o fluxo de visitantes: “Estamos trabalhando muito para assegurar voos diretos entre Brasil e San Francisco, o que facilitaria muito a viagem entre nossas cidades. A partir do momento que conseguirmos este voo, tenho certeza de que muitas pessoas de lá escolherão o Rio como destino.”

Você pode explicar em detalhes como é feita a promoção da cidade de San Francisco pelo mundo?

A San Francisco Travel Association promove os pontos mais atraentes da cidade para os visitantes - excelência culinária, projetos excepcionais de cultura, entretenimento e arte, festas e celebrações ricas em diversidade, beleza cênica e ícones de reconhecimento global. Também promovemos o espírito de liberdade, criatividade, inclusão e inovação, que são muito presentes em San Francisco.

Há décadas a divulgação da cidade acontece em muitos filmes. Existe um trabalho de fomento nessa escolha? É uma estratégia pensada de branded content?

San Francisco tem sido o cenário de filmes bem-sucedidos desde 1923. Todo ano, um novo blockbuster usa a cidade como locação - geralmente incluem a Ponte Golden Gate ou Alcatraz sendo atacada por um monstro. Felizmente para todos nós, toda essa visibilidade é puramente orgânica. Não pagamos para os filmes usarem nossas locações. Na verdade, as produtoras de cinema pagam a cidade pelos serviços e autorizações.

De onde vêm os recursos para divulgação da cidade mundialmente?

Nosso trabalho para atrair convenções e visitantes se faz possível através de setores de apoio público e privado. 23% de nosso orçamento de 34.8 milhões de dólares em 2017/2018 vieram do setor privado, em formas de cotas de associados, publicidade, e-commerce, entre outros. 68% vieram de uma parcela menor de receitas geradas por uma taxação sobre hospedagem em hotéis de San Francisco (veja www.sftid.com para informações adicionais). O equilíbrio se dá a partir de contratos com a Grants for the Arts (GFTA - https://sfgfta.org/) e o SFO - San Francisco International Airport.

Qual o maior mercado, o americano ou o internacional, em termos de quantidade de visitantes? Vocês têm diferentes estratégias para cada país?

A visitação internacional para San Francisco é projetada para compreender 29% do total de visitantes e 62% dos visitantes que se hospedaram na cidade em 2019. A San Francisco Travel Association está projetando um total de 26,2 milhões de visitantes da cidade para 2019, o que representa um crescimento de 1,5% em relação aos 25,8 milhões de visitantes em 2018. O gasto total dos turistas na cidade deve alcançar 9,56 bilhões de dólares - 2,6% a mais do que a receita total de 9,3 bilhões de dólares de 2018.

A estratégia de marketing para cada país é desenvolvida independentemente, e para isso contamos com agências parceiras especializadas em cada mercado (para a América do Sul temos a SMI em travel trade e a PALAVRA Assessoria em Comunicação em PR). Os mercados que mais cresceram este ano são da Índia e Coréia do Sul. Os cinco principais mercados internacionais hoje em volume de visitantes são México, China, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Os cinco principais mercados internacionais em termos de receita (média de gasto por visitantes) são China, Reino Unido, Índia, Austrália e Coréia do Sul. A San Francisco Travel tem hoje 13 escritórios de representação internacional: Reino Unido/Irlanda, Alemanha, França, Itália/Espanha, Escandinávia, Canadá, Brasil, Argentina, Pequim, Xangai, Coréia do Sul, Índia e Austrália.

Qual é a importância do Brasil no turismo de SFO?

No último ano (de 2017 para 2018) o Brasil foi um dos mercados que mais cresceu proporcionalmente (+10,2%) e chegou a 110 mil visitantes/ano. A expectativa é que este número cresça de maneira significativa nos próximos dois anos, o que é muito animador. Nós sabemos que os brasileiros estão muito interessados em aprender mais sobre San Francisco e sobre a Califórnia, então estamos trabalhando junto à imprensa para contar a história da cidade e para atualizar vocês sobre as novidades. Enquanto nossos esforços estão focados em gerar visibilidade, estamos constantemente avaliando as melhores plataformas para a comunicação. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos com o trade de turismo, de modo que operadoras e agências de viagem possam promover ativamente o destino.

A cidade do Rio tem fortes semelhanças com San Francisco, mas o turismo californiano é muito mais atrativo. Que conselhos você daria para fomentar o turismo do Rio? Como trazer mais americanos para cá?

Eu amo o Rio! É uma cidade deslumbrante, com uma paisagem linda e pessoas muito amigáveis e atenciosas. Essas qualidades do Rio me remetem muito a San Francisco. Estamos trabalhando muito para assegurar voos diretos entre Brasil e San Francisco, o que facilitaria muito a viagem entre nossas cidades. A partir do momento que conseguirmos este voo, tenho certeza de que muitas pessoas de lá escolherão o Rio como destino.

Em 2017 o tema escolhido para a campanha da cidade foi a diversidade, em voga ainda hoje. Como é feita essa escolha temática? Quais critérios utilizam?

Nosso foco nesse ano e no próximo será "diversidade e inclusão", tendo em vista que estamos nos preparando para o 50o aniversário da Parada LGBTQ, "Pride Parade", em 2020 - a nossa foi a primeira do mundo. San Francisco sempre foi e sempre será um lugar em que se celebra a diversidade e inclusão, e eu sinto que isso é mais importante do que nunca atualmente. Temos muitas histórias para contar através de nossos pilares da marca, então podem aguardar muitas novidades em 2020.

San Francisco sempre está à frente das tendências e de uns tempos pra cá investe na onda verde para ser uma cidade sustentável. Faz inúmeras ações e já conquistou o título da cidade que menos desperdiça nos EUA. A cidade tem cada vez mais se posicionado a favor da sustentabilidade. Isso se torna um diferencial principalmente para o turista mais consciente. Quais os planos e metas para os próximos anos nessa área?

Nosso recém-expandido centro de convenções hoje tem a maior pontuação na certificação LEED e isso é apenas um exemplo de como a sustentabilidade está enraizada na infraestrutura da cidade. Já banimos isopor, sacolas e canudos de plástico. Nosso próximo objetivo é acabar com resíduos descartáveis, como copos de café e embalagens pra viagem. Vale a pena acompanhar San Francisco, que está sempre buscando novos caminhos sustentáveis para a cidade.

Se fosse possível definir San Francisco em uma palavra, qual seria?

Diversidade. San Francisco é como uma tapeçaria rica em pessoas, culturas e estilos de vida completamente diversos. Isso se reflete na variedade de artes, celebrações e comidas com quais os visitantes podem se deliciar e aproveitar. Diversidade é uma das maiores forças de San Francisco, algo que é extremamente valorizado e defendido pelos locais.

O que representa, para um profissional de marketing, a chance de fazer o marketing e cuidar da imagem da sua cidade?

Vivemos em momentos de incerteza e fervorosos discursos políticos aqui e no mundo. Eu quero assegurar que a marca de San Francisco reflita nossa cidade. Uma cidade que sempre foi e sempre será acolhedora e inclusiva, uma cidade que tem orgulho de ser um hub de inovação e que atrai criadores e pensadores do mundo todo. Mas também uma cidade conhecida por sua incrível beleza e bairros ímpares, alta gastronomia, arte e muito mais. Nenhuma viagem a San Francisco é igual, e nós convidamos todos para virem experimentar sua própria San Francisco.

*****

NOTINHAS DO TRADE

Manifesto pela presença LGBTQIA+ nas propagandas de Natal

Três meses após lançar o primeiro banco de imagens LGBTQIA+, o projeto Tem que Ter apresenta ao público a coleção temática Presente de Verdade, um manifesto pela representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas propagandas de Natal.

A coleção, criada em parceria com alunos da ESPM Porto Alegre, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.

“A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família”, afirma a fotógrafa Luísa Reverey.

As fotografias, bem como as outras coleções do Tem que Ter, estão disponíveis para download gratuito no site do projeto www.temqueter.org

*****

 Prêmio: ABMN anuncia vencedores

A entrega do Prêmio Marketing Contemporâneo, promovido pela ABMN, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, será realizado no próximo dia 3, no Copacabana Palace, mas os vencedores das 26 estatuetas já foram avisados e a celebração nas redes sociais já começou.

As empresas premiadas neste ano foram: 3AW Brasil, Adidas, Agência3, Camisa 10, Coca-Cola, Cosan, Coty, Demillus, Faber-Castell, Granado Pharmácias, Iconic Lubrificantes, Itabus Publicidade, Lojas Colombo, Losango, Neo Química, Ogilvy Brasil, Oi, Reckitt Benckiser, Santander, Seara, Spotfy, Tim Brasil, Todeschini, Unimed-Rio, Verdemar Supermercado e Padaria e WMcCann

*****

SBT leva prêmio de marketing Latin America

A equipe de criação visual do SBT comemora mais um prêmio. A emissora faturou o disputado Promax 2019 Latin America, maior prêmio de marketing, promoção de conteúdo e design da América Latina. A medalha de ouro foi conquistada na categoria “Entertainment/Music/Variety Promotion” com a chamada “Ant Work” (Trabalho de Formiga), criada para a estreia da quinta temporada do reality culinário “Bake Off Brasil - Mão na Massa”.

O vídeo mostra todos os participantes da temporada da atração em cena, só que bem pequeninos, confeitando um bolo enorme. Logo atrás, surgem a apresentadora Nadja Haddad e os jurados Beca Milano e Olivier Anquier, em tamanho natural, observando tudo.

Além da chamada do reality culinário, o SBT concorreu na categoria de promos de notícias do Promax 2019 com uma chamada do Conexão Repórter, que também ficou entre as cinco melhores do setor.

Confira a chamada vencedora AQUI

*****

Antropologia e marketing juntos em curso da ESPM Rio

Compreender o consumidor pelo viés antropológico tem se tornado uma forte ferramenta de marketing para muitas marcas. Para quem deseja entender esse cenário e aprimorar conhecimento, a ESPM Rio oferece o curso Antropologia do Consumo e Pesquisa de Tendências na Era Digital. As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de novembro, das 9h às 16h, na Rua do Rosário, 90, no Centro.

Ministrado pelo professor e estudioso em antropologia do consumo, Hugo Costa Gripa, o curso traz em seu programa Métodos de Etnografia, Novas Tendências e Tecnologias de Consumo na Era Digital, Mapeamento de Macro Tendências de Consumo e Teoria e Prática do Design e do Design Thinking. “Mesmo em uma era tecnológica, com forte acesso a dados, cada vez mais os profissionais de marketing estão buscando entender o consumo de forma mais antropológica, levando em consideração processos culturais e sociais”, diz Hugo.

Informações e inscrições: Clique aqui

*****

Porta dos Fundos produz série de esquetes para Hoteis.com

Após o sucesso da campanha Pergunta para quem tem Stone, estrelado pela atriz Juliana Paes, a Avantgarde Brasil assina pela segunda vez uma campanha da Stone Pagamentos. No vídeo Chegou a Conta Stone, que já tem mais de 650 mil visualizações no Youtube e começou a ser veiculado na TV na última semana, três donos de negócios mostram os benefícios da Conta Stone.

“Além de apresentar as vantagens para as pessoas jurídicas, nosso objetivo foi demonstrar o valor do cliente para a marca. Por isso, o briefing foi colocar os clientes como protagonistas de suas ações. Na campanha, os atores resolvem seus problemas com atendimento rápido, via aplicativo e sem taxas salgadas”, explica Luiz Arruda, presidente da Avantgarde Brasil.

*****

Azul lança novas ações publicitárias por alta temporada

A chegada do recesso de final de ano e das férias escolares marcam o início do período da alta temporada. Para aproveitar esse movimento que se estende até 2 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas, maior companhia de aviação brasileira em destinos e números de decolagens, programou uma série de ações já a partir desta primeira quinzena de novembro, para convidar o consumidor, que já trabalhou o ano todo, a se programar e aproveitar da melhor forma, essa época do ano.

“Começamos a planejar a nossa alta temporada pensando sempre em oferecer ao Cliente a melhor experiência de viagem e isso envolve desde o time de planejamento de malha, até ações de marketing para tornar o voo da Azul ainda mais agradável. É por isso que a nossa nova fase da campanha publicitária da companhia tem tudo a ver com férias e descanso”, explica Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.

Com o mote “Férias? Tá pedindo Azul”, a nova campanha publicitária, criada em parceria com a Isobar, tem o objetivo de mostrar ao cliente todos os benefícios que a melhor companhia aérea da América Latina oferece e que não há nada melhor do que seu período de descanso já começar antes da viagem e não só no destino final. A campanha é formada por ações online, spots de rádio, mídia impressa, mídia exterior e filme de 30”, que mostra “sketches” de personagens que estão no trabalho, mas com a cabeça já nas férias.

Outra ação programada para estrear no dia 1º de dezembro é o novo menu especial assinado pelo chef Felipe Bronze.

Este ano, a Azul espera crescer por volta de 25% em número de assentos, comparando o mesmo período de 2018. Esse acréscimo de operações coloca esta alta temporada como a maior da história da empresa e se deve principalmente pelo aquecimento da economia brasileira, o que estimula o turismo, principal motivo das viagens durante a estação mais quente do ano.