Receptivo de evento, um detalhe que pode fazer toda a diferença

Por RENATA GRANCHI

Patrícia François, Sócia-Diretora da agência François

Para um evento ser um sucesso é preciso muito mais do que uma boa divulgação, ou uma estrutura bem montada, ou ainda uma programação adequada. Para que tudo saia como o planejado, é preciso ter uma equipe engajada e envolvida na produção. A verdade é que boa parte do sucesso de seu evento estará nas mãos dos fornecedores que você contratar. Com um portfólio de profissionais especializados em recepção, supervisão, fotografia, locução, hostess, figuração e limpeza, além de top waiters, atores, equipe de brigadistas, carregadores e modelos, Patrícia François, Sócia-Diretora da agência François, é uma das profissionais mais procuradas pelas empresas quando o assunto é contratar, treinar e coordenar esse tipo de staff. É dela toda a hospitalidade do Maracanã, Club France, Casa do Catar, Visa e Bradesco em todos os locais onde aconteceram os Jogos Olímpícos. Mais recentemente, foi a responsável pelo Museu Mais Doce do Mundo, em SP e a inauguração da Arvore de Natal do Barra Shopping, além de fornecer pessoal para várias ações promocionais no Rock In Rio. O segredo de tanto sucesso? Ela responde: “precisamos fazer com que a equipe entenda que ali, onde todos estão se divertindo, é o seu local de trabalho e que fazer as pessoas felizes é mais do que nossa obrigação naquele momento.”

Quais dificuldades enfrenta na hora de contratar e treinar pessoas?

Não encontramos quase nenhuma dificuldade, pois sempre nos preparamos com antecedência para os grandes eventos que acontecerão na Cidade do Rio de Janeiro. Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, nos preparamos com 2 anos de antecedência e fizemos 5.000 entrevistas até ficarmos com um casting de 2.000 nomes qualificados para o que precisávamos, além do casting já existente da Agência. Somente quando há solicitações de perfis exóticos, aí sim, utilizamos as redes sociais para esta busca e ou indicações de amigos específicos que tenham grupos relacionados aquele perfil solicitado.

Capital humano tem suas particularidades. É um serviço que precisa lidar com a capacidade profissional e o humor das pessoas. Como fazer com que a equipe fique engajada?

Quando bem treinados, tudo se torna mais fácil na hora da execução. Colocá-las a par de todo o evento, independente de sua função. E, claro, um bom líder faz a grande diferença.

Como encantar e ensinar as pessoas?

Evento já é um encantamento, então, só precisamos fazer com que a equipe entenda que ali, onde todos estão se divertindo, é o seu local de trabalho e que fazer as pessoas felizes é mais do que nossa obrigação naquele momento.

Qual é o perfil de recepcionista que as empresas mais procuram?

Não há um perfil especifico, pois depende de cada evento. Há espaço para todos.

Descreva a/o profissional perfeitx para esse tipo de trabalho?

Pontualidade, discrição, bom humor, receptividade e proatividade.

Muitas modelos e atrizes começam a carreira em receptivo de eventos. A novela “Verdades Secretas”, da Rede Globo, que terá continuidade em 2021, mostra um bastidor nada glamoroso: a prostituição. Como você afasta esse tipo de profissional da sua agência? Quando um cliente pede esse tipo de menina, qual a sua reação? Você já enfrentou essa questão?

A minha agência tem 20 anos de mercado. No início era muito comum este tipo de solicitação: o famoso Book Rosa e/ou Azul, porém, com o passar do tempo, e com nosso posicionamento com as empresas, não há mais esse tipo de pedido. Quando houve, pedimos que buscassem em locais que pudessem supri-los com esse tipo de perfil.

Qual foi o briefing mais estranho que você já recebeu?

Nossa! Já recebemos alguns bem esquisitos, mas o mais estranho de todos foi quando nos pediram algumas modelos para um evento X, mas não podíamos saber o nome do contratante e todas deveriam usar vestido preto longo e véu para esconder o nariz e a boca. Descobrimos depois que seria para fazer um cortejo em um enterro.

Motivo de reclamação e preocupação de muita gente, o credenciamento e acesso aos eventos é um setor que costuma dar muita dor de cabeça. Qual é o segredo para tudo dar certo?

Ter uma equipe qualificada, um bom sistema de credenciamento e as listas estarem em ordem alfabética e com letras grandes.

Qual é o maior problema do RSVP?

Os números de telefones errados e a confirmação fora do prazo estabelecido no convite enviado.

Conte alguma situação engraçada que aconteceu e outra complicada e como você resolveu?

O nome na lista de uma pessoa veio errado. Quando ligamos, ela percebeu o erro e se aproveitou. Fingiu ser a pessoa que procurávamos e, como podia levar convidados, ela colocou o nome da família inteira. Como sempre faço a rechecagem dos nomes com o cliente, descobrimos a tempo e corrigimos a falha.

Uma outra situação que já aconteceu foi uma pessoa chegar no local do evento e não estar vestido adequadamente. A solução foi comprarmos uma peça de roupa para ela.

Quais são os problemas mais comuns que costuma enfrentar nos eventos?

A falta de respeito, pessoas que bebem demais, não se comportam de maneira correta e o “sabe quem eu sou?”.

Qual é o diferencial da sua empresa? Como a Agência François se tornou referência no seu segmento?

A François só faz casting via redes sociais quando é solicitado algum perfil exótico. Para se cadastrar o candidato tem que ir à Agência, preencher um cadastro. Depois, eu como Sócia-Proprietária, as recebo para um bate papo, para entender melhor de que forma iremos utilizar aquela pessoa nos jobs. E não fazemos depósitos, somente em raríssimos casos. É obrigatória a ida à Agência para receber, desta forma, mantemos os cadastros sempre em dia. Após cada evento, pedimos feedback a cada cliente e seja ele positivo ou negativo repassamos para a equipe. Em alguns casos chamamos para uma conversa e damos uma segunda chance. Se não houver melhora, cortamos da Agência definitivamente.

Por trás dos eventos de sucesso, há sempre o trabalho de pessoas que estão envolvidas na produção para que tudo saia como o planejado. Esses profissionais lidam com cada etapa da organização, incluindo a resolução de problemas que surgem no meio do caminho. Existe um manual de conduta e regras a seguir? Se sim, pode citar alguns?

As contratações de profissionais qualificados faz a diferença, entender o briefing do cliente, dar ideias interessantes para o projeto e é por isso que é sempre importante a equipe de campo estar presente quando um projeto é elaborado. Caso contrário, as pessoas criam coisas que são quase inviáveis.

Tornar o cliente mais próximo de você, para que possa, de forma clara e transparente, sempre esclarecer dúvidas e também se posicionar, se fazer ouvir. Apresentar uma planilha, de forma que todos entendam.

A verdade é que o melhor manual é o do dia a dia, pois só se aprende de verdade quando você se envolve no projeto e na execução. A faculdade, os cursos podem lhe dar uma boa base, mas a melhor formação ainda é em campo. Discrição, percepção e carisma são exigíveis.

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NOTINHAS DO TRADE

Sicoob entra com campanha nacional na TV

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, apresenta seu novo posicionamento em uma campanha nacional assinada pela agência Moringa. Com o conceito ‘Somos Feitos de Valores’, as peças exploram os princípios da Instituição Financeira: o pertencimento, a cooperação, a justiça financeira e a responsabilidade social. A campanha estreou no horário mais nobre da TV aberta, no intervalo do Fantástico.

A veiculação contempla TV aberta e fechada, rádios, mídias digitais e um hotsite, bem como ativações nas cooperativas do Sicoob em todo Brasil, ao longo de dois meses.

Head de Comunicação e Marketing do Sicoob Confederação, Marcelo Vieira, explica que o consumidor contemporâneo busca soluções alinhadas à economia compartilhada e demanda propostas mais conscientes em todos setores. “Há mais de duas décadas entregamos serviços e produtos financeiros com responsabilidade socioeconômica. Esta é nossa natureza e a campanha demonstra como a metodologia cooperativista aplicada a finanças caminha ao lado dos novos movimentos econômicos e culturais desejados pela sociedade atual”, conta o Vieira.

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Em ação inédita, Bob’s patrocina temporada da NBA na Band

O Bob’s e a TV Bandeirantes fecharam uma parceria inédita e a rede de fast food passa a ser uma das patrocinadoras da transmissão da NBA na TV aberta. A parceria vale para toda a temporada 2019/2020 da maior liga de basquete do mundo, com inserções da marca toda quinta-feira e domingo, às 23h30 e 20h, respectivamente. A marca Bob’s estará em 66 transmissões no total, incluindo a Temporada Regular e as Playoffs. Serão mais de 17 milhões de espectadores impactados em mais de mil transmissões em comerciais.

“O basquete é um esporte apaixonante, com inúmeros fãs no Brasil. É também um momento de unir os amigos e acompanhar grandes astros do esporte mundial em partidas de tirar o fôlego. E assistir os jogos pela Band, saboreando um lanche do Bob’s, também é uma combinação perfeita! Estamos celebrando o retorno da transmissão na Band para levar nossa marca para um público ainda maior”, afirma Raquel Paternesi, diretora de marketing do Bob’s.

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Hering faz nova campanha com a cantora Iza

Memórias de um verão é o cenário escolhido pela Hering para a sua campanha de Alto Verão, vigente até dezembro deste ano. Sob o tema “Juntinhos”, a Hering traz novamente o protagonismo da cantora Iza, embaixadora da marca, para ressaltar a relação afetiva da Hering com seus consumidores, os quais permanecem “sempre juntinhos”.

Em continuidade à ação veiculada pela Hering em abril deste ano, a campanha atual mantém o conceito “juntinhos”, o rosto da Iza e a música – trazendo consistência, frequência e lembrança de marca – e adiciona um storytelling e uma direção de arte diferenciados, além de uma nova curadoria da Iza na escolha das peças favoritas da coleção.

A campanha será veiculada na TV, em redes sociais, como YouTube, Facebook, Instagram e Spotify, em mídia programática, além das lojas físicas da Hering, na rede multimarcas e no e-commerce da marca.

Confira o filme da campanha AQUI

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Estúdio Ícone ilustra ciclo do abuso infantil

Stop the Cycle | Making Of from estudioicone on Vimeo.

O Estúdio Ícone, liderado pelos irmãos Paulo Botelho e Marcio Botelho, responde por todas as ilustrações da campanha “Stop The Cycle”, assinada pela Republica HAVAS, de Miami, para o cliente Amigos For Kids. As peças ilustram o ciclo do abuso infantil e revelam na assinatura: “1 out of 3 abused children become abusers.”

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Reclame Aqui: Atendimento da Sercom vence prêmio

Pelo atendimento aos consumidores da Kimberly-Clark no Reclame Aqui, a Sercom, pioneira no desenvolvimento de URAS e provedora de tecnologias inteligentes e descomplicadas de atendimento ao consumidor, foi a vencedora na categoria especial Contact Center. Também participaram Algar Tech e Fidelity.

“Terceirizar o atendimento no Reclame Aqui ainda não é uma prática tão difundida entre as empresas, talvez por ser um terreno mais delicado, mas esse reconhecimento vem quebrar paradigmas e comprovar que a escolha pode ser vantajosa. O mais importante é ouvir o cliente e colocá-lo no centro da estratégia. Entendendo que esse relacionamento é de longo prazo, é possível buscar a melhoria do nível de serviço, evoluindo a forma de se comunicar com o consumidor”, explica Fernando Pompei, diretor de vendas da Sercom.

Para a multinacional de cuidados pessoais, a Sercom realiza o atendimento ao consumidor das marcas Kimberly-Clark, Huggies (produtos infantis) e Intimus (higiene feminina) pelo canais WhatsApp, telefone, email e SMS. A preocupação com o cliente, nas três marcas, atinge os índices de reputação Bom, Ótimo ou RA 1000 (maior certificação de atendimento) no Reclame Aqui há 3 anos consecutivos. Para a avaliação dos vencedores da recente edição, foram considerados os índices no período de 1° de junho de 2018 a 31 de maio de 2019.

“Para as empresas que querem ser customer centric é necessário investimento de tempo, energia e inteligência em atendimento, e visão integrada de todos, seja do time, da liderança, compartilhando a mesma visão, demonstrando a seus consumidores o compromisso que possuem com o pós venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços”, ressalta Pompei.

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Cursos de Customer Care e “Chatbot mão na massa”

Estão abertas as inscrições para os cursos de Customer Care e Chatbot Mão na Massa da Hi Academy, a primeira escola voltada para a capacitação em atendimento ao consumidor. O primeiro treinamento será nessa terça-feira, dia 12, das 9h às 17h, e o segundo será na outra terça, dia 19, das 10h às 17h30, ambas na sede da Hi Academy, em São Paulo, nos valores de R$ 150 e R$ 199, respectivamente. As inscrições podem ser feitas no portal www.hiacademy.com.br.

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Vialaser inicia expansão internacional

A Vialaser, rede de clínicas especializadas em depilação a laser, dá o primeiro passo para a sua expansão internacional. No dia 18 de novembro, a rede, que conquistou recentemente o selo digital da certificação Great Place to Work (GPTW) 2019, vai inaugurar duas unidades no Paraguai. Com esta iniciativa, associada ao plano de investimentos no Brasil, a empresa pretende dobrar de tamanho em relação ao primeiro semestre de 2019.

Com um plano audacioso de expansão pela América do Sul, os sócios fundadores - Kessey Bini e Kilmer Duarte - acreditam no potencial do mercado, com investimentos contínuos em novas tecnologias para tornar o ambiente de suas unidades mais moderno e acolhedor. As duas inaugurações em Assunção fazem parte da estratégia de crescimento da companhia, que conta com 63 clínicas. A expectativa é abrir pelo menos mais 12 até o final deste ano.

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Gtex Brasil inova e lança o Infinity Care

A Gtex Brasil, empresa que está há mais de 45 anos no mercado oferecendo um portfólio de soluções para o cuidado da casa e das roupas, com crescimento acima de 34% na categoria de amaciantes, lança o Baby Soft Infinity Care. O novo amaciante de roupas traz em sua fórmula uma tecnologia de alta performance, com ativo que oferece oito benefícios, para o tratamento completo das roupas.

Segundo pesquisa da Kantar WorldPanel, encomendada pela Gtex Brasil e realizada no 1º semestre de 2019, os amaciantes regulares no Brasil ainda são a opção mais desejada dos consumidores, com pouco mais de 65% de participação total do mercado. Dentre as 10 marcas mais vendidas, sete são variantes azuis. Atenta a isso, a Gtex Brasil trouxe o amaciante Baby Soft Infinity Care numa versão azul.

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V3COM reforça time com nova Gerente de Comunicação

Raphaella Requião Bicca é a mais nova integrante da V3COM. Com mais de 16 anos de experiência nas áreas de comunicação e marketing, Raphaella teve passagens pelo Grupo Boticário, PUCPR e FIEP. Sua mais recente atuação foi junto ao Grupo Madero, onde comandou por três anos a área de comunicação do grupo, momento em que a marca atingiu visibilidade nacional e internacional.

Atuando ao lado do head de planejamento, Ricardo Voigt, ela chega para ampliar os horizontes da agência de assessoria de imprensa e relações públicas. “Raphaella tem foco em resultados, ritmo de trabalho ágil e eficiente, atributos totalmente alinhados ao perfil do nosso negócio”, diz Voigt. “Com olhos voltados na geração de valor para as marcas, dentro de um mercado em recorrente transformação, a experiência dela contribuirá significativamente em nosso percurso, já muito positivo”, acrescenta.

Até outubro deste ano, a agência, que é paranaense, cresceu 40%, direcionando os investimentos em pessoas e em novas ferramentas de gestão de processos.

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TFlow e Borsato Barbearia se unem

A marca de moda TFlow anuncia que se uniu em collab à Barbearia Borsato, ambas pertencentes ao Grupo ZNTT, e juntas inauguram um espaço em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A expectativa de faturamento é R$ 100 mil por mês.

“Estamos em sintonia com as movimentações do mundo dos negócios, e marcas unidas em espaços colaborativos é uma tendência cada vez mais atual. Além disso, quisemos trazer algo inovador, diferenciado e moderno para a cidade que é o nosso ponto de origem”, declara Bruno Zanetti, CEO do grupo.