Marcas se utilizem do UIA2020 para engajar seu público

Por RENATA GRANCHI

O Congresso Mundial de Arquitetura será realizado em 2020 no Rio de Janeiro. Mais de 15.000 arquitetos de todo o mundo são esperados no evento que é realizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O evento de lançamento do UIA 2020 Rio será amanhã, dia 27, às 9h, na Casa Firjan, em Botafogo. Conversei com Tonico Novaes, Sponsorship Director na MCI Brasil, responsável pela estratégia de todo o Congresso e que tem a SRCOM como produtora e executora. Ele conta como foi o planejamento, as dificuldades e o que os cariocas podem esperar como legado: “Precisamos trazer os jovens empreendedores para demonstrarem como podem ajudar a desenvolver o mercado de trabalho. Precisamos trazer novas ideias e debates para que possam transformar as cidades e as pessoas. Deixaremos legados para todos nessa jornada.”

Eventos grandes ou pequenos têm desafios diferentes. Qual é o maior desafio desse?

Eventos grandes têm muito mais desafios, uma vez que o target, seja ele de patrocínio ou de captura de audiência, é muito maior e os riscos são proporcionais. Dessa forma você não pode errar, pois uma ação errada pode significar a perda do rumo e objetivos não alcançados. É por isso que a MCI Brasil, por ter uma atuação Global e um time com know-how de eventos como Fórum Mundial das Águas, Campus Party, FIGO e AWS tem um time com expertise para tomada de riscos calculados e ações que geram resultados.

 

Vocês estão na estratégia, qual o papel da Doze+ e da SRCOM?

A MCI está cuidando da estratégia, juntamente com a assessoria de conteúdo da Doze+, e a SRCOM com a parte da produção e execução do evento. Para eventos não trabalhamos com agências de publicidade, temos capacidade interna de fazer as campanhas que suportam toda a comunicação do UIA2020.

Quantas pessoas da produtora estão envolvidas? Quantas agências produtoras?

Além de MCI, Doze+ e SRCOM, temos a operadora Blumar. Hoje são mais de 50 pessoas envolvidas, mas até o final do evento teremos mais de 30 mil pessoas envolvidas diretamente na produção do UIA dentro das agências e fornecedores que atuam diretamente no UIA2020.

Esta é a primeira vez que uma cidade sede do Congresso Mundial de Arquitetos recebe da UNESCO o título de Cidade Mundial da Arquitetura. O que isso representa para o Brasil e para a cidade do Rio de Janeiro?

Pelo ponto de vista de imagem da cidade ou mesmo do país, queremos trazer todo o ecossistema para mostrar como podemos incrementar as possibilidades urbanísticas do Rio. Trata-se de uma das raras cidades do mundo que combina de forma exuberante os patrimônios natural e urbano, e, portanto, um palco emblemático para a discussão do futuro das cidades.

Não à toa, o Rio será, em 2020, a primeira cidade do mundo chancelada pela UNESCO como Capital Mundial da Arquitetura. Queremos aproveitar toda a riqueza que a cidade tem como representante do assunto no Brasil para o mundo e trazer à tona debates, mostras, eventos e muitas outras ações voltadas para as cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, favela e uso das águas, entre muitos outros. Discutir a cidade é discutir as necessidades de cada um de nós.

Estamos trazendo ao Brasil um grande acontecimento democrático, que não pode limitar a participação das pessoas pelo valor de entrada do Congresso, queremos receber a cidade toda para um debate durante essa jornada de 18 meses.

Como as empresas, grandes corporações e grupos empresariais podem se unir à causa do UIARIO2020? Ou mesmo o setor público? Como envolver-se e contribuir com o evento?

Depois das Olimpíadas, em 2016, e o RiR, em 2017 e, agora, em 2019, o Rio de Janeiro vai ter a honra de receber um grande evento, com mais de 20 mil participantes qualificados, que já gerou a movimentação de toda a cidade durante todo o ano que vem. O mundo todo vem ao Brasil discutir o futuro das cidades, ver os melhores casos de sucesso, observar tendências, tudo para viver melhor nos próximos anos. É possível explorar inúmeros temas do espaço urbano, para as empresas e o setor público. Os empresários e administradores públicos terão a oportunidade de engajar a população ou seu nicho de mercado em experiências que estejam em consonância com seus objetivos mercadológicos.

No ambiente de live marketing, temos falado muito que uma das principais tendências dos eventos é a "Festivalização". Como o UIA2020RIO está sendo planejado dentro desse contexto? Haverá atividades para famílias e sociedade civil?

Sem dúvida, o UIA2020 é muito mais que um congresso, é muito mais que uma feira, o UIA2020 é um grande acontecimento, durante todo o ano de 2020.

Aqui, estamos buscando primeiramente o diálogo com os stakeholders envolvidos, através de atividades que possam empoderar essas comunidades, através da co-criação do UIA2020, junto ao núcleo organizador.

Nosso papel é ativar essas experiências através de engajamento das marcas e das comunidades do UIA2020, sempre engajando os pilares de marketing dos patrocinadores e parceiros com atividades de engajamento com o público desse gigantesco acontecimento que se dará no Rio de Janeiro.

A Capital Mundial da Arquitetura não está restrita aos dias do congresso mundial. Desde a noite de réveillon, em 31 de dezembro de 2019, já estaremos vivendo o ano da arquitetura no Rio. Como essa designação se traduz em ações ao longo do ano?

Estamos falando de uma jornada praticamente durante um ano e meio para que as marcas se utilizem do UIA2020 para engajar seu público. Teremos congressos, feiras, concursos, projetos universitários, empreendedorismo, tecnologia, interação e muito mais durante 18 meses. Teremos réveillon, carnaval e muitas outras iniciativas dentro dessa plataforma tão complexa e abrangente que é a Arquitetura.

Existem atividades de fomento à inovação e empreendedorismo relacionadas ao tema? Como as startups, universidades e centros de pesquisa podem engajar-se com o UIARIO2020?

Há duzentos anos, vivemos a revolução industrial com a tecnologia substituindo a força de trabalho. Hoje, estamos passando pela revolução digital, onde o computador está substituindo o intelecto humano. Estamos passando por um momento de transformação muito grande em todas as áreas. Neste sentido, precisamos trazer os nativos digitais, nascidos neste século, para conversar com os imigrantes digitais, os mais velhos da minha geração.

Por isso teremos áreas exclusivas para startups, universidades e centros de pesquisa poderem mostrar o que as próximas décadas demandarão do mercado de trabalho em tordos os assuntos ligados à arquitetura e ao urbanismo.

Precisamos trazer os jovens empreendedores para demonstrarem como podem ajudar a desenvolver o mercado de trabalho. Precisamos trazer novas ideias e debates para que possam transformar as cidades e as pessoas. Deixaremos legados para todos nessa jornada.

NOTINHAS DO TRADE

Canal Like escolhe PALAVRA

A assessoria de imprensa PALAVRA, dos sócios André De Biase e Cristina Rio Branco, conquistou a conta do LIKE!, canal de TV focado em dicas da programação de filmes, séries, documentários e produções independentes no cinema e na TV.

------

ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual promove encontro de Negócios

Roteiristas interessados em participar do Encontro de Negócios do III ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual têm até o dia 15 de setembro para inscrever seus projetos, que podem ser de qualquer formato, gênero e duração. Já estão confirmados nesta edição o Canal Curta e as produtoras Caliban, Conspiração, Viralata, Chatrone e Raccord.

Criado por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, o ROTA chega à sua terceira edição, de 2 a 7 de outubro, na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. O festival promove, no último dia do evento, reuniões de 20 minutos dos criadores com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão, de acordo com o interesse das empresas nas propostas.

As inscrições devem ser feitas no site rotafestival.com, nas opções Pacote Completo ou Inscrição Avulsa. A primeira, com investimento de R$ 320, dá ao roteirista passe livre para todo o evento e o direito a inserir até 2 projetos no Encontro de Negócios. A segunda tem o valor de R$ 60 por projeto. Não há limite de número de projetos inscritos.

------

Estudo de marcas: ESPM Rio faz parceria com Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa, uma das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino da Europa, assinou parceria com a ESPM Rio para usar a metodologia de pesquisa que analisa marcas de cidades, criada pela professora e pesquisadora Patricia Cerqueira Reis e implementada pelo Observatório da Marca Rio da ESPM Rio.

O método de estudo consiste em reunir e analisar informações sobre a diversidade cultural, econômica, política e cultural das cidades, assim como seus atributos intangíveis e as conexões que elas promovem. Para analisar o quanto que os elementos da identidade da marca da cidade se aproximam da percepção que as pessoas têm sobre o lugar e da realidade do dia a dia, os pesquisadores monitoram indicadores anuais. São realizadas pesquisas de dados primários e análise de dados publicados em relatórios, artigos e reportagens e o grupo acompanha os principais fatos e eventos locais. Esses dados são cruzados, resultando em indicadores e relatórios aprofundados sobre cada uma das dimensões da marca.

A previsão é que, com a contribuição dos pesquisadores do Observatório da Marca Rio, a Universidade Nova Lisboa inicie o processo de estruturação do Observatório da Marca Lisboa até o final deste ano. Assim como aconteceu com o estudo da cidade do Rio, a marca da capital portuguesa será avaliada de acordo com seis dimensões: Histórico-Cultural, Política, Produtiva, Atributos Intangíveis, Conexões e Potencialidades.

No futuro, os dois observatórios cruzarão os dados de Rio e Lisboa. “A maioria dos estudos sobre marca aborda aspectos gráficos de elaboração da logomarca. Nossa abordagem é pela ótica do branding. Analisamos a gestão da marca”, diz Patrícia.

------

CEOs falam sobre futuro do trabalho em escola do Leblon

CEOs de empresas, executivos e líderes de vários setores voltarão à sala por uma boa causa. Nomes como Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, o técnico de vôlei Bernardinho, Eduardo Ourívio, fundador do grupo Trigo, Marcelo Carvalho, copresidente da rede de shoppings Ancar Ivanhoe, e João Henrique Moraes, CSO da Vale, entre outros, falarão sobre suas vivências profissionais e o futuro do trabalho para 300 alunos do Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira Filho, no Leblon. A ação, que acontece em 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, faz parte de um programa da Junior Achievement, a ONG mais antiga no mundo voltada para o empreendedorismo jovem, que em 2019 completa 100 anos, 30 deles atuando no Brasil.

------

Beleza em Foco

Na véspera de completar 40 anos de existência, a Drogaria Venancio está promovendo a campanha Beleza em Foco, em todos os canais de vendas: lojas físicas, aplicativo, e-commerce e televendas. Diversos produtos da categoria de dermocosméticos estão em promoção até o final do mês.

------

Pão de Açúcar e Extra apostam no RIR 2019

O conceito phygital, que contempla o encontro do mundo físico e o universo digital, será o foco da experiência do Pão de Açúcar e do Extra para o Rock in Rio 2019. Em continuidade à aceleração do processo de transformação digital das duas bandeiras, as marcas se uniram para a criação do espaço “Rock Start”, onde o público do festival será convidado a participar de divertidas brincadeiras gratuitas, gerando uma experiência que estará integrada à funcionalidade “Meus Prêmios” dos programas de fidelidade de ambas as redes: o Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais.

O visitante que entrar no ‘Rock Start’ será impactado com uma primeira comunicação, realizada por promotores das marcas, que perguntarão qual o programa de fidelidade de sua preferência. A partir disso, o amante da música poderá se divertir com arcades de brincadeiras musicais, como o Guitar Hero e o Just Dance, ou com uma máquina que oferecerá pelúcias de estrelinhas douradas – símbolo da função “Meus Prêmios” dos aplicativos de fidelidade. O espaço também contará com fontes de energia para que os visitantes possam recarregar seus celulares e outros aparelhos eletrônicos enquanto se divertem. Ao final da experiência, o usuário receberá automaticamente uma primeira estrela em seu cadastro no app, o que já o deixará habilitado para selecionar e retirar um prêmio gratuitamente em qualquer uma das lojas das redes ou com as marcas parceiras dos programas. Além das brincadeiras e do espaço de convivência, o “Rock Start” também contará com uma ambientação que remete às campanhas institucionais.

“O Rock in Rio conta com um público altamente conectado e engajado com novas tecnologias, o que vai ao encontro do atual momento do Pão de Açúcar e do Extra. Nos preocupamos em criar um espaço que fosse agradável e divertido, trazendo uma verdadeira experiência que unisse o melhor do mundo físico com as vantagens do universo digital”, detalha Teodoro Ornelas, Diretor de Customer Experience do GPA – grupo controlador das marcas Pão de Açúcar e Extra.

------

Tal Dono, Tal Pet

Para celebrar a conexão entre os cães e seus donos, a Hering está lançando a coleção Hering Pets, passando a integrar os cachorros à sua linha de estampas. Em parceria com o Instituto Luisa Mell, a marca desenvolveu peças exclusivas para os peludos e seus donos. Além da camiseta básica da marca, os cães poderão usar estilosos moletons e bandanas, como na foto que ilustra essa nota. Fofo!

Em apoio à causa animal, parte das vendas será revertida para o Instituto, que atua na adoção e no resgate de animais feridos e em situação de risco.

 

 

------

Painel comemorativo

Para comemorar os 32 anos de fundação da 3AW, os sócios da agência convidaram o artista plástico Dalton Romão para criar um painel de 21 m². A obra, feita com a técnica de montagem expandida, ilustra os principais momentos da trajetória da empresa, com imagens que remetem a clientes que fizeram e fazem parte da história, desde sua grande participação no mercado automotivo nos classificados dos jornais, nos áureos anos 1990, até a mudança da marca Unlike para 3AW, quando a agência ganhou o mundo levando sua marca a 28 países.

------

Instituto Desiderata e rede UCI se unem em prol da saúde infantojuvenil

“Todos os dias sete crianças e adolescentes morrem vítimas do câncer no Brasil.” Esse é o mote inicial da campanha do Instituto Desiderata, organização sem fins lucrativos que há 15 anos trabalha com a saúde infantojuvenil e é uma das responsáveis pelo projeto Unidos pela Cura, que auxilia crianças e adolescentes desde a suspeita do câncer nos postos de saúde, até o agendamento em um hospital especializado para diagnóstico e tratamento.

Em um vídeo de 30 segundos, exibido na rede UCI, a campanha tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância do câncer: 1ª causa de morte por doença infantojuvenil no Brasil.

O roteiro do vídeo traz crianças nadando e se revezando em uma piscina olímpica fazendo alusão ao tempo, à corrida contra o relógio para que o diagnóstico e o tratamento da doença seja o mais rápido possível. Quanto mais jovem, mais rápido a doença pode se desenvolver. Ao final, a criança tira a touca e mostra o início do crescimento capilar, sintoma comum pós tratamento de quimioterapia. A campanha será exibida nos cinemas até o dia 19 de setembro.