Agência Sides: como superar um incêndio

Por

Fábio Barreto

Na última semana, a agência de publicidade Sides, na Barra da Tijuca, foi destruída por um incêndio na madrugada de segunda para terça-feira de São Jorge. Responsável pelas campanhas do Metrô Rio, Baggagio, Arcofoods, Brasil Brokers, entre outras, os sócios Fábio Barreto, Guilherme Leite e Dudu Martins se inspiraram no guerreiro protetor do Rio de Janeiro para, rapidamente, se reinventar. Fabio explica nessa entrevista sobre os prejuízos, o lado positivo de toda crise e como será a nova sede da Sides.

Como aconteceu o incidente com a SIDES?

Não sabemos a causa exata ainda. Esse é um trabalho que a perícia está conduzindo. O fato é que o fogo, o calor e o próprio combate às chamas causaram os danos em uma grande parte da nossa estrutura. Por sorte, aconteceu de madrugada sem ninguém na agência, evitando qualquer tipo de pânico ou risco à integridade física das pessoas.

Quais foram as primeiras providências após o ocorrido?

O mundo não gira ao nosso redor. Então, por mais sensibilizados que estivéssemos, sabíamos que nossos clientes precisavam continuar bem atendidos, com suas demandas supridas. Por isso, a primeira providência foi reorganizar os processos com a equipe e garantir a continuidade das entregas.

E os prejuízos? Já conseguiram calcular?

Como se diz, não foi nada de mais, só dinheiro. O investimento em mobiliário, estrutura e equipamentos vai exigir um grande esforço financeiro, sem dúvida. Mas mantivemos tudo o que temos de mais importante: a confiança dos clientes e a motivação da equipe.

Os trabalhos e campanhas tinham algum backup na nuvem? Ou estava tudo em HD?

Nosso servidor foi preservado. Todos os arquivos mantidos.

Você consegue enxergar algo positivo diante de tudo isso?

Sem dúvida, a solidariedade do mercado. Foram centenas de mensagens positivas e dezenas de convites para nos receberem nesse primeiro momento, nos abrigarem nessa hora crítica. Pudemos ter a real dimensão do carinho que nossos clientes, nossos pares e nossos parceiros nutrem pela SIDES.

E como é a SIDES que renasce das cinzas?

Como não poderia deixar de ser, uma SIDES muito mais ambidestra: fisicamente, vamos garantir que ela ressurja linda, agradável e bem estruturada; emocionalmente, tenho absoluta certeza de que sairemos dessa desventura ainda mais unidos, fortes e sólidos. Na prática: estamos fechando já um contrato de locação para a nova sede da agência, já iniciamos a compra de todo o maquinário e mobiliário e encomendamos o projeto de arquitetura... enfim, fazendo tudo isso em paralelo ao trabalho do dia a dia que continua.

NOTINHAS DO TRADE

Micrometragens

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Festival Celucine de Micrometragens. Com apoio cultural da Riofilme, Fundação de Arte de Niterói, Canal Like e Canal Brasil, esta edição traz uma novidade: uma categoria Teen, para filmes produzidos por jovens de 13 a 16 anos de idade.

O Festival tem por objetivo estimular a criatividade, a experimentação, a produção e a realização audiovisual de filmes brasileiros para novas mídias e novas tecnologias digitais a serviço da arte e da cultura. Os conteúdos devem ter entre 30 segundos a 3 minutos de duração e, obrigatoriamente, ter sido gravados em plataformas digitais, como cameras de celulares, tablets e cameras digitais. Mais informações e inscrições em www.festivalcelucine.com.br

_____

Original, a cerveja com alma de boteco, ganha versão em lata 

De alma boêmia e sempre presente nos botecos brasileiros, a cerveja Original agora vai facilitar a vida de quem gosta da marca com uma nova versão: latas de 350ml - ao lado da tradicional garrafa de 600ml e sua versão menor de 300ml.

Criada em parceria da agência Questtonó e da fábricante de latas Ball, a lata tem design exclusivo e foi inspirada nos formatos das latas da década de 90. O estilo retrô traz as credenciais da clássica Cerveja Antarctica Original, reconhecida desde 1931. O novo rótulo também mantém a tradicional faixa azul, que o acompanha desde sua fundação e reforça os conceitos de originalidade e tradição que sempre fizeram parte da marca.

_____

Não é sorte de principiante, é talento

O curta-metragem “Fotografias”, do publicitário e agora diretor, Marcelo Giannini, foi selecionado para concorrer no Carmarthen Bay Film Festival (CBFF) do Reino Unido. A narrativa fala sobre a arte de fotografar a vida cotidiana. Esse é o primeiro trabalho dele como diretor, depois de uma longa carreira de sucesso no meio publicitário.

_____

Brasileiro é presidente do júri do Golden Drum 

O publicitário Álvaro Rodrigues, CEO e CCO da Fullpack, foi convidado para ser presidente de um dos dois júris do Golden Drum Festival. O brasileiro atuará no júri do WHY, categoria que avalia o objetivo pelo qual o trabalho foi desenvolvido ou qual é a razão que explica uma determinada prática de comunicação. O Golden Drum Festival, um dos mais prestigiados eventos do leste-europeu, está marcado para os dias 17 e 18 de outubro, na Eslovênia.

_____

Antartica lança reality show de garçom na Band 

Verdadeiros ícones dos bares do Rio de Janeiro, os garçons também vão ganhar agora protagonismo na TV. No dia 10 de maio, a Antarctica lança o reality show Academia da BOA, na Band, para valorizar de forma inédita a profissão na telinha. Em formato original criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, a atração contará com oito participantes e será apresentada pelo ator e humorista Hélio de la Peña. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 13h30.