Protesto contra a comercialização de ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas agita supermercados no Rio

Por Daniela Calcia

Lindos pets aguardam uma família em Jacarepaguá

Em outubro a coluna acompanhou o protesto contra a venda de ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas. A ação aconteceu em três lojas dos supermercados Zona Sul para mostrar aos consumidores como é cruel o confinamento de animais que vivem em minúsculos espaços. No mesmo dia, o mercado anunciou um compromisso cage-free (sem gaiolas) para 2030. Segundo Camilla Rossete, coordenadora de campanhas da ONG Animal Equality, "É inaceitável, uma vez que os maiores supermercados e varejistas do Brasil se comprometeram a banir as gaiolas com prazos muito inferiores.  São mais de 10 anos de sofrimento para as galinhas e nós sabemos que o mercado consegue fazer um compromisso melhor".

Outra ação aconteceu no Aterro do Flamengo, durante uma corrida patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar, que também comercializa ovos de galinhas que vivem em espaços minúsculos.  A coluna entrou em contato por e-mail com o GPA, confira a resposta da empresa*.

"Nós acreditamos em uma sociedade que pratica valores como a compaixão e o respeito. Por meio de projetos e campanhas inovadoras, queremos expor e abolir as práticas cruéis as quais os animais são submetidos na indústria de criação de animais para consumo", destaca Camila.

A Animal Equality nasceu na Espanha, local que ainda promove touradas. "Nossas equipes presentes nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Índia, México e Brasil são formadas por profissionais altamente qualificados, com anos de experiência em investigações secretas, campanhas e relações corporativas, abordagem política e desenvolvimento de programas educacionais em grande escala", revela.

Os ativistas são veganos e vegetarianos e lutam para que animais criados para consumo tenham o mínimo de sofrimento. "Com mais de 10 anos de experiência em campanhas internacionais, temos o compromisso de salvar o maior número possível de animais e avançar na redução do enorme sofrimento ao qual os animais de produção são submetidos. Avaliamos constantemente o impacto de nossas campanhas e programas para que nosso trabalho em salvar vidas seja cada vez mais eficiente", finaliza.

A coluna torce para que a ONG e os mercados negociem e diminuam o prazo de confinamento das galinhas. 

*Atualização (05/11): O GPA respondeu através de sua assessoria de imprensa, confira a nota na íntegra:

O Pão de Açúcar já formaliza com seus fornecedores, por meio da Carta de Ética de Fornecedores (www.gpabr.com/pt/sustentabilidade/transformacao-da-cadeia-de-valor/), a adesão dos mesmos a compromissos concretos em termos de bem-estar animal em conformidade às liberdades listadas no Código Sanitário para os Animais Terrestres de 2016 da Organização Mundial da Saúde Animal.

E em julho de 2017 o Pão de Açúcar foi o primeiro varejista brasileiro a lançar uma linha de Ovos de Galinha Livres de Gaiola, por meio da sua marca Taeq, iniciativa em linha com seu compromisso de:

Comercializar, até 2025, 100% de ovos das suas marcas exclusivas (Taeq e Qualitá) provenientes de criação livre de gaiolas, sempre respeitando a regulamentação e normas do setor;

Realizar auditorias e fazer acompanhamento dos seus fornecedores de marca própria, com objetivo de avaliar as suas práticas em termos de bem-estar animal;

Promover a oferta de produtos livres de gaiolas em suas lojas, e lançar novas linhas de produtos provenientes de criação livre de gaiolas;

Comunicar ao consumidor sobre os tipos de produtos vendidos, com objetivo de fortalecer o acesso à informação transparente sobre cada modo de criação;

Avaliar junto com o setor e públicos de interesse as ações que podem ser implementadas ao curto prazo para os produtos de outras marcas.

O Pão de Açúcar também oferece em suas lojas, linhas de ovos provenientes de produção orgânica (ovos de galinhas criadas com acesso ao ar livre e todos os grãos utilizados na alimentação das aves são orgânicos e livre de transgênicos) e caipira (ovos de galinhas criadas com acesso ao ar livre), que garantem a comercialização de ovos provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas e permitem ao consumidor uma escolha de compra que respeita o meio ambiente e o bem-estar animal.

Até agosto de 2019, 24,3% de nossas vendas de ovos de marcas exclusivas foram de ovos livres de gaiolas e 30,4% considerando todas as marcas.

O QUE ROLA POR AÍ

Feira vegana Vida Liberta comemora 21 edições na Barra da Tijuca

A Feira vegana Vida Liberta comemora 21 edições no Shoppping Downtown celebrando o aumento do interesse do público na filosofia do veganismo. O evento vai até sábado (02) quando será encerrado com um tributo ao eterno Tim Maia, na voz do cover Victor Sávios. A feira acontece na praça principal do Downtown, das 13h às 21h.

Além de ofertar gastronomia inclusiva – sem crueldade animal, sem glúten, sem lactose, vegana, low carb e funcional como kombucha, uma espécie de refrigerante probiótico, – a Vida Liberta destaca intensamente a questão ambiental, uma das bases do veganismo. Nela, o público pode consumir produtos sustentáveis e sem testes em animais como óculos de bambu, sabonetes de glicerina vegetal, shampoo sem parabenos e sulfatos, panos de cera que substituem plástico filme, canudos de inox, moda masculina, feminina, infantil e pet com malhas criadas a partir da reciclagem ou com fibras naturais. Além dos produtos, o público encontra terapias holísticas como quick massage e leitura de tarô.

Primeira feira a se opor ao uso do plástico descartável, a Vida Liberta começou a premiar financeiramente os expositores que diminuíssem suas pegadas ecológicas. As três marcas mais sustentáveis de acordo com a avaliação e auditoria da Simbiose EcoSoluções, empresa que recicla o lixo gerado na feira, recebem valores em dinheiro. Todos os resíduos recicláveis são enviados para cooperativas e na feira o público encontra copos retornáveis da Capim SeloVerde.

Os participantes são estimulados a levar seus bichos de estimação e, quem não tiver um, mas quiser voltar para casa com um, pode adotar na tenda da ONG Entre Pegadas. Para tornar o evento ainda mais atraente, o DJ Flávio Multiman agita a galera com Brazilian Soul de qualidade. No sábado (02), vai rolar um show com o cover do Tim Maia, Victor Sávios, às 19h. Durante todo o evento o A Zero21 Tattoo Studio estará fazendo flash tattoos.

Serviço: Feira Vida Liberta / Local: Praça principal do DowntownRJ – Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, RJ / Data: 30/10 (quarta-feira) até o dia 02/11 (sábado) / Horário: das 13h às 21h / Show Tributo a Tim Maia com Victor Sávios - acontecerá sábado dia 02/11 a partir das 19h /Entrada franca.