Quatro acontecimentos tecnológicos para ficar de olho em 2019

Por

Feliz Ano Novo! Em 2019 veremos a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, impactando a sociedade de diversas maneiras. Por conta disto, nesta primeira coluna de janeiro vou focar em quatro acontecimentos tecnológicos para prestarmos atenção este ano. São eles: início da comercialização do 5G; veículos autônomos entregando mercadorias; aumento da pressão sobre grandes companhias de tecnologia; eturismo espacial.

O 5G é a quinta geração de internet móvel e promete muitas vantagens em relação ao 4G, entre elas velocidade de até 10 gigabytes por segundo em downloads, mínima latência - o que permitirá fluxo de informações em tempo real -e capacidade de suportar um número bem maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo. A tecnologia é tida como fundamental para a internet das coisas, cidades inteligentes, carros autônomos, experiências imersivas, procedimentos cirúrgicos à distância e muito mais. Porém, vai demorar até que o 5G atinja todo seu potencial, primeiro pelo alto custo demandado em infraestrutura e segundo por ser algo muito novo, ou seja, as empresas ainda estão trabalhando em desenvolvimento e aplicações. Os primeiros smartphones 5G, no entanto, chegam ao mercado este ano e algumas operadoras dos EUA, que já começaram a oferecer o serviço em poucas cidades no final de 2018, prometem uma expansão em 2019. China e Coreia do Sul também se destacam na área.

Quando se fala sobre carros autônomos, geralmente o foco é no transporte de pessoas. Entretanto, por questões de segurança, regulação e limitação da tecnologia, a entrega de mercadorias será uma das primeiras aplicações reais destes veículos. Aliás, isto já vem ocorrendo de diversas formas diferentes. Existem os pequenos robôs, que atuam, por exemplo, em campi universitários e têm capacidade para carregar pouco peso, basicamente refeições; e há exemplos maiores, como o da Kroger, uma rede de supermercados americana gigante, que passou a dar aos seus clientes da cidade de Scottsdale, Arizona, a possibilidade de ter suas compras entregues por um carro sem motorista. O Walmar seguiu na mesma linha e se aliou à Ford para testar serviço parecido em Miami. A montadora também tem acordo semelhante com a Domino’s Pizza. Em 2019, podemos esperar outras iniciativas como estas acontecendo pelo mundo.

Em 2018, as maiores companhias de tecnologia passaram por muitas polêmicas, como vazamento e uso indevido de dados de usuários, hackers utilizando redes sociais para influenciar resultados de eleições, casos internos de preconceito e machismo, questionamentos de governos sobre possíveis monopólios, protestos de funcionários contra projetos estratégicos... Não à toa as ações do chamado FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google, que faz parte do grupo Alphabet) sofreram perdas históricas no segundo semestre do ano passado. Porém, em 2019 a tendência é que esta pressão aumente cada vez mais, já que governantes e população parecem ter descoberto o enorme poder nas mãos destas empresas.

Por último, o turismo espacial vem sendo prometido há muitos anos, apenas para frustração daqueles que sonham em olhar a Terra de cima. No entanto, em 2019 poderemos ter boas novas. Em dezembro último, a Virgin Galactic colocou sua aeronave no espaço pela primeira vez e Richard Branson, o fundador, espera ser o passageiro número um, no meio do ano. Depois, se tudo der certo, serão abertas vagas para outras pessoas, que pagarão entre US$250 mil e US$500 mil por alguns minutos de gravidade zero em voos suborbitais. A Blue Origin, de Jeff Bezos, também pretende levar turistas este ano. Como a indústria espacial cresceu muito em 2018, é possível acreditar que finalmente veremos não astronautas no espaço.

Além desses quatro acontecimentos, há muitos outros para ficarmos de olho. Com tecnologias cada vez mais capazes e muito investimento sendo aportado, o ano de 2019 certamente promete.