Os snipers do Seu Wilson

Por

Toda vez que os governantes do Rio apostaram em políticas públicas pontuais para combater o crime, perderam feio. No caso da proposta do novo governador Wilson Witzel de “abater” (palavras dele) quem estiver de posse de um fuzil, e às vezes só pelo fato de estar, fica a dúvida se o governador está só fazendo um alerta ou se está mesmo anunciando uma política pública. Se for o segundo caso, não há nada de mais equivocado. O ex-governador Marcello Alencar buscou um caminho semelhante anos atrás e o crime respondeu com a entrada de armas no estado em volume nunca visto. Em São Paulo, o PCC nasceu na chacina no Carandiru. Ao repetir chavões e truísmos, o novo governador demonstra preocupante desconhecimento de como funciona a estrutura das polícias do Rio. Sem reformá-las de modo que elas garantam o efetivo cumprimento das leis, mesmo com o uso da força, o resultado será apenas abuso de autoridade e guerra nas comunidades mais carentes. A função do estado é dar garantias de que não haverá nem fuzis, nem arma alguma, nas mãos do crime. Este sim é o tipo de proposta que um governador eleito pode fazer.

-----

A venda da EBC 1

A ideia de privatizar a EBC continua dando pano pra manga. Especialistas ouvidos pela coluna indagam como ficará, por exemplo, uma emissora que hoje opera em parceria com a EBC usando a mesma antena de transmissão? Teria de pagar algum tipo de mensalidade à empresa que comprá-la ou disputar uma nova outorga?

A venda da EBC 2

O clima interno na EBC está péssimo. Luiz Antonio Ferreira, diretor-presidente interino está fazendo um levantamento de todo o patrimônio da empresa. Os funcionários acreditam que a ideia é devolver tudo à União para acabar com a holding, demitir os celetistas e arrumar soluções caso a caso para alguns veículos.

Viés de baixa

Na corte da Família B, manda quem pode e obedece quem tem juízo. Haja vista a situação do ex-presidente Gustavo Bebiano, agora vice do PSL. Depois de tentar cavar o ministério da Justiça, cortaram-lhe as asas e não ficou nem com cargo de coordenador na equipe de transição.

Viés de alta

Malandro tem sido o empresário Paulo Marinho. A todo repórter maroto que pergunta sobre sua eventual participação no governo, despista com uma resposta padrão: “sou apenas um colaborador”. Jair B só tem feito reuniões na casa dele. Não será surpresa se lhe for oferecida uma posição em Brasília.

Crise na Cobal

O pau está quebrando na Cobal do Humaitá. Tudo porque Rogério Vidigal, dono do Farinha Pura, da Yogoberry, do Raro Grill, e de mais um monte de coisa por ali, resolveu expandir ainda mais suas operações. Só que dessa vez resolveu ocupar um trecho da área de circulação da Cobal para abrir um novo restaurante. Houve uma grita danada entre os concorrentes e ontem à tarde a Prefeitura embargou a ocupação. Rogério promete recorrer.

Abram alas

Fernando Bicudo, presidente do Theatro Municipal está apelando aos militantes que tenham mais carinho com a casa. É que nas últimas manifestações, a concentração de gente bloqueou o acesso dos deficientes. “Além disso, no último sábado, apenas metade dos assentos foram ocupados”, diz Bicudo. “E muita gente ainda desistiu do espetáculo pelo barulho lá fora”.

----

LANCE LIVRE

A Coopa-Roca promoverá bazar de natal entre os dias 7 e 9 de novembro, com produto têxtil artesanal, na Praça Tiradentes, número 73. O advogado Gabriel Di Blasi ministrará seminário sobre o sistema de patentes no Brasil na Associação de Agentes de Patentes da Coreia do Sul, dia 8 de novembro.