Patrimônio rachado

Por

Passado um mês do incêndio do Museu Nacional, pintou mais um exemplo sobre como nossas autoridades lidam com a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico da cidade. Na quinta-feira passada foram identificadas rachaduras no edifício anexo ao IAB-RJ, aprazível espaço cultural no Flamengo, onde funciona a diretoria da instituição, a padaria Artigrano e o curso de fotografia de Ana Campbell. Na véspera, a construtora SIG Engenharia realizara perfuração do solo para fixação das estacas de seu empreendimento chamado Iconos “um condomínio completo com cinco parques e lazer de resort”, conforme explica o site da empresa. Não foi a primeira vez que trincas no prédio do IAB foram identificadas em decorrência da obra. O que chama a atenção é que a regulamentação do “resort urbano” estipulava um afastamento de cinco metros da divisa dos terrenos do IAB e do museu Oi Futuro. O motivo era preservar os vãos de iluminação assim como a fachada do museu. A diretoria do IAB queixou-se com a Prefeitura. Ouviu como resposta que a demanda era “extemporânea”, uma vez que o Iconos já tinha aprovação da Secretaria de Urbanismo. Se as recomendações tivessem sido simplesmente acatadas, o IAB não estaria agora correndo riscos.

Nota triste
A coluna cumpre o doloroso dever de informar que, depois de 20 anos de bons serviços prestados à gastronomia carioca, fechou as portas o Ten Kai de Ipanema, um dos melhores japoneses da cidade.

Eleição de terceira
A se confirmar a cassação de Eduardo Paes, as eleições do Rio vão ficar iguaizinhas a campeonato da Terceira Divisão. Será uma disputa do terceiro contra o quarto colocado, que pode ser impugnada no tapetão mais à frente.

Rei da cambalhota
Nos corredores do Fórum dizem que depois das manobras que fez para conseguir uma liminar e assim disputar a eleição deste ano, Eduardo Paes passou a ser chamado de Neymar.

Sucesso virtual
Cristiane Brasil virou a rainha do GIF. A campanha dela subiu ontem no Instagram nada menos que oito gifs da futura, ex, quase, ministra do Trabalho. Tem um da face dela sorridente e dois com Cristiane dançando!

Horário eleitoral
É tipo uma versão cult do horário eleitoral. O espetáculo “KIM - amor é a tua cura” em cartaz no Teatro Cândido Mendes, abre espaço para candidatos LGBT apresentarem propostas para o público. Toda terça-feira, ao final da sessão, um candidato é convidado a apresentar suas propostas caso seja eleito. O debate de hoje é com a trans Bárbara Aires, candidata a deputada estadual.

A vingança dos Nerds
Quatro alunos do Elite Rede de Ensino foram selecionados para integrar a delegação brasileira no QUANTA 2018, na Índia em novembro. É uma olimpíada internacional voltada ao incentivo do estudo e pesquisas em áreas como matemática, lógica, robótica e até competição entre barcos. Samuel Godinho, Lucas Valente, João Boechat, Marcus Vinicius têm, juntos, mais de 70 medalhas em competições de conhecimento.

Made in Alerj
E o Rio segue exportando qualidade. Neste sábado, a população do estado terá a oportunidade de mandar para Brasília nada menos que 21 nomes testados e formados na briosa Assembléia Legislativa. O Brasil não perde por esperar.

---------

LANCE LIVRE

O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC e a Associação dos Amigos (ABA) promovem este mês o curso “Arte Brasileira no século XIX”. A M2BR Academy promoverá palestra “Social Media é profissão, sim”, na PUC Rio com Elis Monteiro, quinta-feira.