A cor de 2022, em detalhes

...

Por IESA RODRIGUES

Iesa Rodrigues

 

Em meio às notícias de vírus diversos, de restrições variando conforme o local e a este verão chuvoso, a Pantone aposta na calma e na esperança, definindo uma florzinha simples como símbolo da cor do ano.

 




É a Very Peri, número 17- 3938 no grande catálogo da Pantone (preço médio US$ 400) que anualmente sugere tons para têxteis, decoração, até pintura de carros.

Para confirmar a fama de calmante, a base da Very Peri é quase lilás, como a lavanda, mas a inspiração é na pervinca (família das Periwinkles, em inglês), com pétalas do quase roxo ao quase vermelho. Na irreverente versão brasileira é também conhecida como parente da maria-sem-vergonha. O tom recomendado, indefinido, facilita a adoção pelas empresas que precisam renovar seus estoques. Nesta época de falta de matéria prima, a solução fácil é tingir peças antigas, mesmo que só na embalagem. Segundo a Pantone, a dinâmica tonalidade azul com um subtom vivo vermelho violeta combina a fidelidade e a constância do azul com a energia e a emoção do vermelho.



Algumas justificativas



Na casa: a Jetclass, empresa de mobiliário, aposta na combinação das cores imprevisíveis e espontâneas deste tom com uma presença dinâmica e harmoniosa. A tendência 2022 aparece em peças de mobiliário exclusivas. Vai que não pega, a proposta de um sofá Very Peri? Melhor ter o móvel em versão única.





Na beleza: “é uma cor versátil, este tom de violeta, para looks nos olhos ou lábios, com acabamento fosco ou com brilho”, diz Juliana Barros, diretora executiva de marketing para maquiagem da Avon Brasil. As interessadas podem se perfumar com a mistura dita viciante da Far Away Rebel, da Avon, que inclui creme de cassis, flor de laranjeira e chocolate salgado com caramelo.

 



Pantone: a cor prevista para reinar em 2022, já presente em alguns produtos, é considerada como uma expressão da incerteza e do otimismo cauteloso deste momento. Além de já usada no games de alto-contraste populares entre a Gen Z, a apresentação oficial mostrou looks de Lanvin, Louis Vuitton, Tod´s. “O crescente interesse nas plataformas de games e no metaverso provocaram a escolha da cor como um reflexo do que acontece no mundo atualmente”, declarou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, no lançamento na quarta-feira passada. Laurie Pressman acrescentou: "É um tempo diferente. Como capturar este mundo em transformação? Como simbolizar este zeitgeist global, esta transição que o mundo está passando?”
Mas o melhor vem agora, nas definições da Pressman: “continuo indo para o metaverso, palavra de grande abrangência, desde que o Facebook adotou como nome. Pode ser parte da minha história. Parte do meu ambiente ou da roupa que visto. Talvez meu avatar queira vestir, quando for a um concerto da Adele no metaverso”.

Então, tá, né? como se escreve no metaverso. Além de nos vestirmos para enfrentar o dia a dia físico, vamos pensar no guarda-roupa do nosso avatar, que parece se divertir muito neste momento. Vamos descobrir as várias tonalidades do Very Peri - por via das dúvidas, já tenho uma camiseta na cor que espero estar certa.



Do que se trata:
Batom Power Stay: várias marcas produzem esta linha de longa duração, também chamada de Long Stay ou Super Stay. A cor resiste até 20 horas, sem borrar. Experiência própria: dura mesmo, mas zero de hidratação e cremosidade.

Gen Z; geração Z, a turma com até 24 anos de idade

Metaverso: uma explicação básica, é a integração do físico com o digital. Ter um avatar, já pode ser incluído no metaverso. O Matrix Resurrections é um exemplo.

Zeitgeist: palavra alemã que designa o espírito do tempo

Avatar: figura da pessoa em versão digital. Aquele desenho que muita gente põe como perfil nas redes sociais. Ah, também é um filme de sucesso, cheio de gente azul.