Estilos da posse americana

Azul foi a cor eleita pelas poderosas

Por IESA RODRIGUES

Iesa Rodrigues

Os estudiosos e pesquisadores de cores definem que o azul representa inteligência, responsabilidade e poder. Portanto, nada de amarelos _ que anda rondando como cor da moda no Brasil _, e sim muitos tons de azul no figurino das duas mulheres mais importantes na posse do presidente Joe Biden. Ele próprio vestiu um terno Ralph Lauren azul escuro com gravata azul-celeste. Tanto Biden como a Sra. Biden e a vice-presidente tiveram o cuidado de vestir designers americanos.

Para a Primeira Dama, Jill Biden, o azul claro mesclado, com punhos e lapela escuras, foi a escolha para o casaco cinturado, assinado por Alexandra O´Neill, designer da grife novaiorquina Markarian. Kamala Harris optou pelo azul royal, quase roxo, chamado de Blue Purple Heart pelo designer que criou o conjunto, o Christopher John Rogers, nascido em Baton Rouge, na Luisiana. Um detalhe curioso: Christopher começou a desenhar moda desde os 10 anos, quando criava roupas para super heróis das revistas em quadrinhos.
Já as cantoras que mais se destacaram, Lady Gaga e Jennifer Lopez passaram longe dos azuis e preferiram marcas famosas francesas. Lady Gaga vestiu longo de saia franzida vermelha e parte de cima preta, com pomba da paz bordada, com a grife Schiaparelli. Jennifer Lopez apelou par o stylist Rob Zangardi, que selecionou peças de coleções passadas (2019 e 2020) da Chanel.

Elegantes, discretas, as poderosas enfrentaram o frio em Washington com casacos sobre vestidos, impondo a volta dos conjuntos monocromáticos. Jennifer Lopez não negou a essência tropical, ousou uma blusa fina por baixo do casaco longo.