Museu alemão premia a BumBum

O BikiniArt Museum, em Bad Rappenau, concedeu o Janara Swimwear Award à marca brasileira

Por IESA RODRIGUES

Iesa Rodrigues

Quem conhece o Alcindo Pereira da Silva Filho? Poucos sabem que este é o Cidinho da BumBum, uma das marcas mais importantes da história da moda carioca. Passando de quatro décadas de trabalho, entre altos e baixos de administração, sem perder a modelagem perfeita, a marca ousada recebe agora reconhecimento internacional. O recém inaugurado BikiniArt Museum, em Bad Rappenau, cidade no distrito alemão de Hellbronn, concedeu ao Cidinho o certificado mundial do ano de 2020 no setor de moda praia, na eleição do prêmio Janara Swimwear Award deste ano.

Como chegou lá
Há quarenta anos a moda praia era comportada, a Lycra começava a ser a matéria-prima fundamental do setor. Pela capacidade aderente ao corpo do fio com elastano, Cidinho pensou em reduzir as peças. Reduziu ao ponto de ser considerado o inventor de fio dental. O corte que revelava o bumbum das adeptas correu mundo _ até hoje, faz sucesso nas praias da Europa, como o biquíni string.
No auge da fama, Cidinho frequentava com suas coleções lugares famosos como Ibiza, a ilha das melhores festas da época, nas praias. Além do fio dental, havia o asa delta, os muito cavados, os maiôs com recortes desnudantes.

Depois da euforia dos anos 1980 vieram os 1990, complicados pelas guerras do petróleo. Mas aqui no Brasil começava a fase dos eventos de desfiles. A BumBum participou de uma semana do Rio, e mais uma vez surpreendeu. Produziu um desfile que poderia ser considerado profético: em plena passarela do elegante Jockey Clube da Gávea: as modelos desfilavam entre atores vestidos como mendigos, se arrastando aos pés das beldades de biquíni. A ousadia de dispensar o glamour tradicional foi um marco na história da BumBum.

Sobrevivendo às crises do comércio, à concorrência que foi surgindo, a Bumbum driblou as dificuldades e recebe agora este certificado o museu alemão.

“Saber que cumpri missão, fiz algo para homens e mulheres, todos saíram ganhando, as mais bonitas e os homens agradecem isso acontece sempre na praia, na rua onde ando encontro palavras de estímulo e agradecimento, atual nos jovens!” define Cidinho Pereira, que recebeu os amigos com cerveja e hambúrgueres artesanais no quiosque K8 Kite Surf Clube na Barra, no Pepê.