Cientistas descobrem 3 novos planetas fora do Sistema Solar

Operação contou com ajuda de satélite da Nasa

Por

Satélite Tess, da Nasa, observa mais de 200 mil estrelas brilhantes em busca de planetas fora do sistema solar

Um grupo de cientistas, com a ajuda do satélite Tess, "caçador de planetas" da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), descobriu três novos planetas considerados os menores já encontrados fora do Sistema Solar. O Tess (Transiting Exoplanet Survey Satellite, em inglês) foi desenvolvido pela Nasa em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), coordenado por Maximilian Günther. O novo trio de planetas se encontra no sistema que recebeu o nome "TOI-2070". A descoberta foi publicada na revista Nature Astronomy nesta segunda-feira (29).

De acordo com a pesquisa, um dos corpos celestes é parecido com a Terra, com uma superfície rochosa, e foi batizado como planeta "B". Já os outros dois, chamados de planetas "C" e "D", têm metade do tamanho de Netuno. Todos eles estão entre os menores planetas e mais próximos do Sistema Solar já identificados. O estudo ainda revela que o trio está localizado a 73 anos-luz de distância. Além disso, no início, o mais distante da estrela parecia estar em sua zona habitável, ou seja, que poderia permitir o desenvolvimento de vida. No entanto, os pesquisadores logo perceberam que não era possível porque a atmosfera ao redor é extremamente espessa e densa, o que significa que a superfície do planeta é muito quente.

Entretanto, os pesquisadores não excluem a possibilidade de que o sistema também possa hospedar outros planetas mais distantes e "habitáveis".

"O TOI-270 é uma verdadeira Disneylândia para a ciência de exoplanetas e um dos principais sistemas já descobertos pelo Tess", afirmou Günther.

Segundo os cientistas, isso permitirá que futuras observações, como as programadas para 2020 com o telescópio espacial James Webb, da Nasa, investiguem facilmente as várias propriedades dos três planetas, como a massa e a composição atmosférica.