Descoberta parede original de palácio inca no Peru

Por

Pesquisadores encontraram fragmentos de uma parede de origem inca

Uma equipe de pesquisadores encontrou fragmentos de uma parede de origem inca, assim como estruturas e material cultural que pertencem aos períodos colonial e republicano no sítio arqueológico de Amaru Kancha, onde está situado o Palácio de Justiça de Cusco, reportou a Direção Descentralizada de Cultura (DDC, sigla em espanhol) da cidade.

Os especialistas descobriram esses vestígios durante as escavações do projeto Origem e Desenvolvimento do Povoado Inca em Cusco, que começaram há dois meses graças a um acordo entre a DDC e o Superior Tribunal de Justiça do país sul-americano.

O objetivo dessa iniciativa é definir se a llaqta (povoado, cidade, em quíchua) foi construída de maneira planejada, além de averiguar a estrutura urbana da cidade durante a época inca e os impactos que os períodos colonial e republicano tiveram.

Os segmentos das paredes enterradas revelarão o desenho do Amaru Kancha, enquanto os fragmentos de cerâmica presentes indicarão as ocupações desempenhadas por seus habitantes.

As recentes descobertas confirmam o dinâmico processo urbano de Cusco, segundo o ponto de vista do diretor do projeto, Octavio Fernández.