Aplicativo 'Imaginie' corrige redações usando espelho do Enem

Por

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 já podem conferir os espelhos da redação e as justificativas para a nota em cada uma das competências exigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) e podem ser encontrados na página do participante.

O tema da redação foi a persistência da violência contra a mulher, apenas 104 alunos obtiveram nota mil enquanto mais de 53 mil zeraram a redação. De acordo com o Inep redações que não seguiram o tema, desrespeitaram os direitos humanos ou fugiram ao gênero dissertativo-argumentativo foram anuladas.

Como o Enem já é aceito por praticamente todas as universidades brasileiras o preparo para o exame é grande, mas os estudantes ainda encontram muita dificuldade para elaborar a redação. Pensando nessa deficiência o empresário, Daniel Machado, criou a Imaginie, que é hoje a maior plataforma de correção de redações do Brasil.

As correções seguem o mesmo parâmetro do Enem: são dois corretores, avaliando cinco competências, se houver divergência de notas um terceiro corretor entra para analisar. As redações são corrigidas em menos de 24h e o aluno recebe um feedback e comentários do corretor sobre o que precisa ser melhorado em cada competência. Além disso, ele ainda tem acesso a relatórios de desempenho e um ranking de posicionamento para que possa avaliar suas performances em relação à de outros estudantes. O aluno tem a opção de enviar a redação digitada no próprio aplicativo ou tirar uma foto. Hoje a plataforma conta com mais de 150 propostas de redações para o aluno treinar.

Os corretores são profissionais graduados em Letras e passam por um processo de certificação. Eles são monitorados por uma equipe e recebem treinamento constantemente.

“A prova da redação é muito importante no exame e o que muitos alunos não sabem é que se garantir uma boa nota na redação, ele garante também sua vaga. A redação define 50% de chance de o aluno entrar na universidade, por isso o treinamento é tão importante”, diz Daniel Machado.

Hoje a Imaginie atende escolas do Brasil inteiro e o desempenho dos alunos têm melhorado bastante com os treinamentos. “Percebemos uma melhora de 30 a 40%. O bacana da plataforma é que o aluno aprende com seus erros, recebendo os comentários dos corretores ele sabe o que precisa melhorar e quanto mais pratica melhor fica seu desempenho”, completa Daniel.

Saiba mais: www.imaginie.com