Museu do Amanhã celebra Dia do Químico com experimentos e cartões sementes

Por

No próximo dia 18 de junho é comemorado o Dia Nacional do Químico. Para celebrar a data, o CRQ-III (Conselho Regional de Química - Terceira Região Rio de Janeiro) promoverá uma série de eventos. Com o mote “Mudar para crescer – Viver, Pensar e Sentir o Novo Momento do CRQ - III”, os festejos darão inicio no dia 17 de junho, das 14h às 18h, na sede do órgão. Na oportunidade, será realizado um ciclo de palestras destinado aos profissionais da área. 

Os conferencistas são de renome, como Sérgio Besserman (presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, além de comentarista de Sustentabilidade da Globonews), Paulo Coutinho (gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos) e Francisco Radler (professor no Instituto de Química da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - e membro titular da Academia Brasileira de Ciências). Na pauta, os assuntos “Cenário Econômico Nacional e Internacional”, “Químicos a partir de matérias primas renováveis: a nova fronteira da indústria química” e “Legado dos Jogos Olímpicos para o Químico brasileiro” serão abordados pelos especialistas, respectivamente. 

Já no dia 18, a partir das 10h, o convite é feito a população em geral para comemorar o Dia Nacional do Químico, participando de ação especial no Museu do Amanhã (Laboratório de Atividades do Amanhã), que fica na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro.  A ideia é trazer a sociedade leiga para esse universo através do contato com práticas que se relacionam com dia a dia. A atividade, gratuita, será realizada em conjunto com Instituto Senai de Inovação em Química Verde, com apresentação de experimentos envolvendo fermentação, cultivo de microalgas e os seus potenciais para extração de matérias primas, além de outras práticas químicas. “Os processos químicos estão no nosso cotidiano, mas muita gente não tem essa percepção. Por isso a proposta de aproximar o cidadão dessa atmosfera, que terá a oportunidade de compreender como tais processos podem interferir na vida de cada um”, pontua Isaac Plachta, presidente do CRQ-III.

Marcela Sabino, diretora do LAA (Laboratório de Atividades do Amanhã, do Museu do Amanhã), reforça que os visitantes poderão descobrir como a química faz parte do dia a dia através de um percurso rápido no espaço, em que poderão participar de algumas experimentações químicas divertidas. Na ocasião, o público ainda será contemplado com cartões sementes, ecologicamente corretos, que germinam pequenos pés de cravo, camomila, manjericão, entre outras plantas.

“Esse ano, o Dia Nacional do Químico completa 60 anos de existência e para se tornar um modelo de excelência, o CRQ-III vem sofrendo uma restruturação, aprimorando as nossas instalações e a parte tecnológica para melhor atender a classe química. Todo esse esforço visa homenagear uma história de seis décadas de vitórias que essa categoria conquistou e que ainda tem a conquistar. E, sobretudo, o trabalho árduo – e muitas vezes anônimo – que esses profissionais desempenham”, destaca o presidente da entidade. 

Plachta reforça ainda que no Brasil há um progressivo crescimento técnico-cientifico e industrial, uma vez que os profissionais da área adequam a Química à resolução de questões tecnológicas e impulsionam os centros de pesquisas químicas e universitárias do país. Sendo assim, o objetivo do evento é estimular a reflexão diária para o desenvolvimento de novas fórmulas que auxiliem o planeta e que sirvam para dar qualidade de vida para a população. 

Mais informações sobre as ações do CRQ-III nos dias 17 e 18 de junho, acessar o site www.crq3.org.br. A sede da entidade fica na Rua Alcindo Guanabara, 24 – 13º andar, Centro do Rio. Quem quiser saber mais sobre a ação no Museu do Amanhã, o site https://museudoamanha.org.br/pt-br/dia-do-quimico-no-LAA oferece mais dados sobre os experimentos gratuitos e a distribuição dos cartões sementes.