Especialistas falam sobre a "polêmica" do preenchimento labial
Lábios carnudos, como os de Angelina Jolie, sempre foram sinônimo de sensualidade
Lábios carnudos, como os de Angelina Jolie, sempre foram sinônimo de sensualidade. E uma das formas mais indicadas de conquistar lábios mais volumosos, para quem não nasceu naturalmente com este atributo, é o preenchimento labial.
Mas quem estava pensando em realizar este procedimento, pode ter ficado receoso com as polêmicas fotos da cantora Anitta que circularam nas mídias sociais nesses últimos dias. A cantora já publicou novas fotos com os lábios preenchidos, mas bem naturais, um ótimo resultado.
Outra famosa que também já causou polêmica ao aderir a esta técnica foi a irmã caçula de Kim Kardashian, Kylie Jenner.
A dermatologista Dra. Apolônia Sales explica que o preenchimento labial pode proporcionar resultados muito naturais e satisfatórios, desde que feito por um profissional de confiança e, claro, como sempre, com bom senso. “É importante conversar com o seu médico sobre o resultado desejado. Dessa forma, ele terá em mente as suas expectativas sobre o procedimento, e poderá lhe orientar melhor sobre a técnica.” – explica a dra Apolônia.
Para evitar possíveis complicações e insatisfações posteriores, é preciso estar atento a alguns detalhes: “A substância mais indicada para a realização do preenchimento é o ácido hialurônico. A aplicação é feita em apenas uma consulta, e o efeito pode durar até um ano. Dependendo da absorção da substância pelo organismo do paciente. O PMMA, por sua vez, pode causar algumas reações, mesmo anos após a aplicação e por não ser reabsorvido, o efeito não desaparece com o tempo, só pode ser retirado com cirurgia e assim mesmo é uma cirugia difícil .” – ressalta a dermatologista.
De acordo com a Dra. Hazel Fishdick, cirurgiã plástica, a vantagem do ácido hialurônico é que o produto é reabsorvido gradativamente. “Cuidado com promessas de resultados definitivos. O PMMA, ou metacrilato, é um produto não absorvível utilizado inadequadamente para esse fim, e pode causar problemas graves, alem de deformações permanentes.” – alerta a cirurgiã plástica.
Para obter resultados mais naturais e evitar o efeito “boca de pato”, Dra. Apolônia dá a dica: “Aplicar pouca quantidade do produto ao redor dos lábios pode amenizar a aparência de rugas e garantir um resultado mais natural. Hoje em dia existem técnicas específicas para deixar a aparência mais natural, mas é importante fazer o preenchimento com um profissional que domine essas técnicas.Caso o procedimento seja realizado dias antes de um evento importante, é aconselhável fazer com duas semanas de antecedência, por precaução.”
Outra técnica utilizada para deixar os lábios mais bonitos é a micropigmentação. Diferentemente da tatuagem, este procedimento, também conhecido como dermopigmentação, é realizado em uma camada mais superficial da derme, e tem duração média de 3 anos.
Segundo Rosiane Vilela, esteticista na Dra. Apolônia Sales Clinic, a micropigmentação labial é indicada para mulheres a partir de 16 anos, que queiram definir ou mudar o contorno dos lábios, acertar a assimetria, aumentá-los ou mudar a cor. “Para obter um efeito mais natural, primeiramente, é feito o contorno, e com a mesma cor, cria-se um efeito esfumado em direção ao centro dos lábios. É importante que o profissional utilize aparelhos e agulhas específicos para cada efeito. E para segurança da cliente, os produtos devem ser totalmente descartáveis.”
Antes do procedimento é preciso tomar algumas precauções: “É feito uma prévia para acertar a cor e o formato desejados. Além disso, é de extrema importância a realização do teste de alergia com o pigmento que será utilizado. O pós- procedimento é mais tranquilo. A paciente pode voltar à vida normal no mesmo dia. Mas é preciso ter alguns cuidados com a alimentação, e aplicar os produtos recomendados 3x ao dia. Nos primeiros dias a cor fica mais escura. O resultado final aparece após 30 a 40 dias, quando a pele já está totalmente cicatrizada.” – esclarece Rosiane.
