Revolucionária, Wikipédia completa 15 anos neste mês

Enciclopédia virtual conta com cerca de 38 mil verbetes

Por

A ideia que iria colocar em desuso as pesadas enciclopédias tradicionais é relativamente nova. Conhecido como o "salvador" das pesquisas escolares, o site Wikipédia foi criado pela dupla Jimmy Wales e Larry Sanger há 15 anos. 

"Wikipédia nos desafiou a repensar como o conhecimento pode ser reunido e partilhado, revertendo o conceito de que ele só pode chegar exclusivamente de cima", explica Wales no aniversário da plataforma. 

Completando 15 anos exatamente na última sexta-feira, dia 15, atualmente a enciclopédia gratuita e colaborativa conta com mais de 500 milhões de usuários fixos por mês e 38 milhões de verbetes em 250 línguas distintas. Além disso, a Wikipédia se sustenta com a ajuda de mais de 80 mil redatores voluntários mensais e doações livres. 

Para comemorar a data, o site de votações norte-americano FiveThirtyEight fez uma lista com os 100 verbetes da plataforma mais editados de todos. Em primeiro lugar, está a página do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que foi refeita mais de 20,8 mil vezes. 

Seguindo a página, vem o verbete da ex-governadora do Alasca Sara Palin, o da guerra no Líbano de 2006, o do acidente do voo MH17 da Malaysia Airlines e do atual mandatário dos EUA, Barack Obama, como os mais editados. (ANSA)